A importância de realizar backups, tutorial, dicas e macetes

|



Aprenda algumas dicas para fazer copia de segurança de seus arquivos e assim não ser pego de surpresa sem backup válido em caso de perda de dados.


Muitas vezes damos muita importância para os arquivos que estão em nosso computador, afinal acreditamos sempre que tendo um bom antivírus instalado e cuidados básicos para navegação na internet estaremos a salvo.É nesse ponto que esquecemos da possibilidade de falhas de hardware em específico do Hard Disk o HD , para os leigos conhecido como “unidade C” do computador.

Afinal como todo equipamento eletrônico pode apresentar falhar e problemas o mesmo acontece com os HD’s , e caso essa fatalidade ocorra você poderá muito bem perder todas as suas fotos, sistemas, software, músicas, filmes,documentos etc existentes no HD do seu computador e para muitas pessoas assim como eu o computador armazena anos e anos de arquivos fotos e documentos.

Contudo acontecer algum tipo de falha fatal onde não exista a possibilidade de recuperar nada do HD é algo difícil de acontecer porém não impossível e com a ajuda da Lei de Murphi tudo fica mais fácil e provável .

O que eu quero com esse post é ajudar você a lembrar de realizar backup’s constantes dos seus arquivos e documentos fundamentais e mais importantes em mídias externas como CD’S ou DVD’S , afinal todos os computadores hoje vem com no mínimo um gravador de CD instalado e configurado e como sabemos um simples CD pode armazenar tranquilamente 720 Mb a um preço super baixo afinal uma mídia de CD de boa qualidade custa por volta de R$2,00 e caso necessite de mais espaço poderá realizar o seu backup em um DVD.

Vamos listar agora alguns itens sobre a importância de realizar backup freqüente dos seus arquivos de maior importância.

1 – Todo equipamento eletrônico pode apresentar defeitos e problemas;
2 – Você apenas saberá a importância dos arquivos que você possui quando perde-los;
3 – Recuperar um hard disk com defeito custa um valor muito alto, podendo ser inviável ;
4 – Quando algo pode dar errado, ele vai dar errado e da pior maneira possível. ( Lei de Murphi).

Dicas:

– Realize mensalmente ou semanalmente uma cópia dos seus arquivos mais importantes em CD ou DVD.
– De preferência para mídias reagraváveis os chamados CD RW ou DVD RW, pois você pode reutiliza-los, desta maneira você pode sempre manter um backup atual em poucas mídias.

Curiosidade, definição de Backup segundo a Wikipédia:
Em informática, backup refere-se à cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objectivo de posteriormente os recuperar (os dados), caso haja algum problema. Em modos gerais o backup é uma tarefa essencial para todos os que usam computadores e / ou outros dispositivos, tais como máquinas digitais de fotografia, leitores de MP3, etc. Actualmente os mais conhecidos meios de backups são: CD-ROM, DVD, disco rígido externo e fitas magnéticas. Na prática existem nos principais Sistemas Operacionais utilitários implementando essa funcionalidade, mas existem inúmeros outros softwares mais poderosos para criação de backups e a posterior reposição. Como por exemplo o Norton Ghost da Symantec, o Partition Copy do Linux, e o S.O.S Backup da Virtos.
O termo backup também pode ser utilizado para hardware significando um equipamento para socorro (funciona como um pneu socorro do veículo) pode ser uma impressora, CPU ou monitor etc.. que servirá para substituir temporariamente um desses equipamentos que estejam com problemas.




Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *