A importância do autocontrole para uma vida melhor

|

Saber o momento de parar ou continuar e controlar os próprios ímpetos é fundamental no dia a dia, mas para que isso aconteça é necessário possuir um ótimo autocontrole.


Tem algum tempo que comecei a jogar e a estudar o poker mais a fundo, afinal o poker foi reconhecido como um esporte da mente pela Associação Internacional de Esportes da Mente.

E nesse período de estudo do jogo, percebi a importância do autocontrole mental e emocional, uma vez que basta um pequeno deslize, um erro, para que horas de esforço e dedicação no jogo acabem indo por água abaixo.

E esse autocontrole que o poker exige de seus jogadores, é o mesmo que muitas vezes temos que ter em nossa vida, em nosso dia a dia, pois assim como no jogo, na vida, um pequeno deslize por falta de autocontrole pode custar muito caro.

auto-controleE exemplos de situações onde falta o autocontrole são inúmeras, como por exemplo no transito, muitos motoristas irritados e com pressa, geralmente demonstram sinais de falta de autocontrole, afinal não adianta buzinar, gritar ou xingar o motorista da frente em uma via congestionada, pois isso não irá fazer com que o transito ande mais de presa e você sair daquele lugar mais rapidamente.

No ambiente de trabalho também é muito comum encontrar pessoas com pouco ou nenhum autocontrole, onde basta um pouco de pressão e cobrança para que simplesmente acabem explodindo, e caso isso venha acontecer com frequência as chances de acabar perdendo o emprego no futuro podem ser grandes.

Agora vem a pergunta: Como melhorar o meu autocontrole?

A resposta para esse tipo de questionamento não é assim tão simples e direta, uma vez que depende de pessoa para pessoa, mais o primeiro passo para melhorar isso é identificar os momentos ou situações na qual você pode acabar pendendo o controle da situação, e neste momento deve-se parar para pensar e refletir um pouco a respeito da situação e das atitudes que irá tomar.

E agir racionalmente e não simplesmente por impulso ou emoção é sinal de que você é uma pessoa que tem autocontrole, mas claro que muitas vezes não é fácil identificar sozinho(a) que você esta agindo de forma equivocada e deixando-se levar pela emoção e não pela razão, por isso em alguns casos é importante buscar ajuda de um profissional, que com certeza irá auxiliar você a melhorar.

E quando isso acontecer, é perceptível a melhora da qualidade de vida, com um melhor autocontrole você tem menos estresse com situações que podem ser facilmente contornadas.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *