A importância do Trabalho em equipe

|

Todo mundo parou nos últimos dias para acompanhar o drama vivido pelos 33 mineiros que ficaram presos a mais de 600 metros de profundidade após um desmoronamento na mina em que trabalhavam no deserto do Atacama no Chile.

E para alegria de todos, o resgate que foi transmitido ao vivo para o mundo todo foi um sucesso, pois os 33 mineiros, sendo um boliviano e os demais chilenos foi um grande sucesso.

E agora é comum encontrar entrevista destes mineiros sobreviventes, e algo que em comum que se constata é que o trabalho em equipe foi fundamental para a sobrevivência deles durante mais de 2 meses soterrados, principalmente nos 17 primeiros dias, onde já estavam praticamente sem reservas de água e alimentos, e não sabiam em quanto tempo seriam resgatados, e se seriam encontrados.

É importante observar o trabalho de equipe destes mineiros e tentar encaixar em nosso dia a dia, seja no trabalho, no esporte ou em qualquer outro lugar onde o trabalho em equipe é fundamental.

Pois uma das motivações do trabalho em equipe é de alcançar certos objetivos, e no caso dos mineiros o objetivo comum de todos era a sobrevivência e serem resgatados em perfeita saúde.

E isso que deve estar bem claro ao formar uma equipe, todos tem que estar cientes de qual ou quais são objetivos a serem alcançados e qual o papel, e importância de cada um para que isso seja possível.

E algo falho que muitas vezes percebo em algumas equipes de trabalho é justamente o fator importância de cada indivíduo do grupo, pois alguns gestores acabam não dando a atenção e importância devida para todos os integrantes, independente do cargo ou posição que ocupam, e desta maneira acabam tendo um profissional desmotivado sem muitas perspectivas e acaba muitas vezes “contaminando” todo o grupo.

E você que é gestor, e trabalha com equipe de profissionais e sabe da importância do trabalho de cada um no grupo, quais são as dicas para manter uma equipe sempre motivada?



Navegue:
Sem comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *