Abrir arquivo tar no Windows com WinRar ou FilZip

|

Com alguns cliques e em poucos minutos é possível baixar e instalar programas no windows que resolvem o problema da abertura de arquivos no formato .tar


Dias atrás estava automatizando os processos de backup de um dos servidores que administro, e como os arquivos de backup gerados pelo Linux são com a extensão .tar, me deparei com a dificuldade em abrir esses arquivos no Windows, porém a solução foi bastante rápida e simples e em poucos minutos esta conseguindo abrir sem problemas o .tar diretamente no Windows(sevem e XP).

E como acredito que essa dificuldade pode vir a acontecer para outras pessoas, principalmente à aquelas que estejam iniciando e menos experientes, estou criando esse simples tutorial que com certeza será uma verdadeira mão na roda para todos, por isso abaixo vou deixar duas opções para quem deseja abrir arquivos tipo tar no Windows.

Abrir tar com Filzip

Se o seu arquivo compactado no formato .tar não for muito grande você pode abrir ele sem maiores problemas e dificuldades utilizando o FilZip, que é um programa de compactação bastante leve, rápido e simples de instalar, e o melhor de tudo é totalmente gratuito, ou seja, freeware!

Para baixar o programa, basta acessa a página de download do FilZip, escolher a versão e o mirror(local de download) de sua preferência.

Uma vez baixado o programa, chegou a hora de instala-lo, basta seguir as orientações exibidas na tela e escolher as suas preferências, como idiomas, atalhos, etc.

Dica de utilização
tela opções filzipApós realizar a instalação, ao utiliza-lo pela primeira vez, será exibida uma tela, como essa ao lado perguntando quais as extensões que você deseja relacionar ao FilZip, como atualmente o Windows já vem com descompactador .zip nativo, caso não queira que o FilZip assuma essa ou outras funções, basta selecionar somente a extensão .tar, conforme exibido na imagem ao lado.

Feito isso basta utilizar o programa e acessar os arquivos que estão compactados em .tar sem dificuldades no seu Windows.

Importante: O FilZip apesar de leve e bastante rápido pode apresentar problemas ao descompactar arquivos muito grandes, por isso caso tenha problemas com ele, a alternativa é utilizar o WinRar.

Abrir tar com WinRar

Outra opção para descompactar .tar no seu Windows é através do WinRar, uma dos pontos negativos do WinRar para o FilZip, é que ele tem uma licença limitada de 40 dias, mas mesmo após esse período a maioria das principais funções continua funcionando sem problemas.

Para baixar a última versão do programa seja em 32bit ou 64bit, basta acessar a página de download do WinRar Brasil e escolher as opções desejadas.

Um ponto importante do WinRar é que ele suporta a descompactação de grandes arquivos, por isso caso você possua arquivos no formato .tar maiores que 1 gigabyte, prefira o WinRar, uma vez que você poderá não conseguir descompacta-lo através do FilZip.

Assim como acontece na utilização do Filzip, no WinRar é possível selecionar quais as extensões que deseja relacionar com o programa.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *