Agenda reunião Copom 2013

|

Quando o assunto é economia, é sempre importante estar atento as reuniões Comitê de Política Monetária (Copom) que definem o rumo da economia no país.


Para quem acompanha mais de perto as noticias do setor econômico, seja devido a estudo ou a investimentos, sabe da importância de estar atento as datas de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que nessas reuniões são definidos quais rumos a economia brasileira deve seguir, e entre as decisões mais importantes é referente a definição da taxa de juros do país.

Taxa essa que quando alterada meche na economia como um todo, sendo utilizado como instrumento para conter a inflação e também a entrada ou saída de dólares do país.

E por isso trazemos abaixo a agenda 2013 de reuniões do Copom, que vale a pena salvar nos favoritos do seu navegador, afinal em dias de reuniões do Copom a economia fica bastante agitada e muita coisa pode mudar dependendo das decisões lá tomadas.

Reuniões do Copom 2013

– Janeiro, dias 15 e 16;
– Março, dias 5 e 6;
– Abril dias 16 e 17;
– Maio dias 28 e 29;
– Julho dias 9 e 10;
– Agosto dias 27 e 28;
– Outubro dias 8 e 9;
– Novembro dias 26 e 27;

Essas datas das reuniões tem como fonte o site do Banco Central, cujo comunicado original divulgado pode ser acessado aqui.

Alta na taxa de juros

E por falar em Copom, a reunião agendada para os dias 28 e 29 de maio de 2013, pode trazer uma alta na taxa de juros que atualmente esta em 7,5% ao ano, para muitos economistas a alta será de 0,25 elevando assim a taxa anual para 7,75%, porém ainda existe a expectativa de que essa elevação seja ainda mais alta, chegando a 0,5%, elevando assim a taxa de juros para 8% ao ano.

A especulação de uma alta mais forte na taxa deve-se a alta da inflação que não tem recuado conforme esperado.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *