Alemanha e as usinas nucleares

|

Depois da tragédia do tsunami no Japão e o problema com as usinas nuclear a Alemanha esta revendo seu programa nuclear para as usinas nucleares.


Esta semana a Alemanha anunciou algo muito importante, que é a questão do fechamento de todas as usinas nucleares até o ano de 2022, até então a Alemenha tinha a intenção de desativar as suas usinas nucleares até 2036.

Porém a decisão foi antecipada principalmente após os desastres que aconteceram no Japão após o Tsunami que devastou boa parte do país além de danificar usinas nucleares, causando o vazamento de radiação e contaminação do solo, água, e ar da região.

Na Alemanha atualmente existem 17 usinas nucleares, estas são responsáveis por cerca de 22% da energia produzida na Alemanha, com o fechamento de todas essas usinas até 2022, o governo alemão já vem buscando alternativas para suprir a energia gerada pelas usinas nucleares, e entre as opções são as termoelétricas, onde é utilizado combustível fóssil, ou seja o carvão.

Porém ao trocar as usinas nucleares por usinas termoelétricas, tendo como fonte de energia o carvão, a Alemanha acaba trocando uma fonte de energia perigosa, que são as usinas nucleares, por uma que polui bastante, e ajuda a aumentar de forma significativa o aquecimento global, que é o carvão.

Como vemos, a Alemanha, se encontra no que muitos chamariam de “sinuca de bico”, ou seja, não tem muitas opções de energia limpa, e desativando as usinas nucleares é preciso recorrer a fontes de energias que são menos perigosas, porém prejudicam e degradam muito o meio ambiente.

E esta situação que a Alemanha esta vivendo, é um exemplo, de que governantes e a sociedade em geral precisa e deve se preocupar sempre sobre a questão de fonte de energias renováveis e principalmente limpas, como é o caso da energia solar, e a eólica, que além de renováveis não degradam o meio ambiente, no entanto, não é em todos os lugares ou regiões que é possível implementar usinas deste tipo.

Sendo assim, fica o alerta a todos, sobre a questão da energia no mundo, e não pense que esse não é um assunto de seu interesse, pois ele é, e você pode fazer a sua parte, como por exemplo usar menos o seu carro quando possível, além de deixar a manutenção dele sempre em dia, pois assim seu carro polui menos, e claro gasta menos combustível, assim todos saem ganhando, o planeta e o seu bolso.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *