Ambientes OpenSource de Educação a Distância – Moodle

|



Moodle-Conheça um pouco mais sobre um dos melhores ambientes de código fonte aberto de educação a distância .


Continuando nossa série de artigos sobre EAD – Educação a Distância e seus ambientes, hoje estarei comentando um poquinho sobre o Moodle.
moodle_logo_ead.png
O Moodle é uma ferramenta de gestão de cursos a distância, desta forma, é um software desenhado para ajudar educadores a criar, com facilidade, cursos on-line de qualidade. Ferramentas como esta também podem ser chamadas de LMS (Learning Management Systems, que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) ou também ambientes virtuais de aprendizagem. (MOODLE, 2006).
O Moodle é desenvolvido para plataforma Linux utilizando Apache, MySQL e PHP, mas pode ser configurado utilizando o PostgreSQL como servidor de banco de dados e os sistemas operacionais Windows XP, Mac OS X .
No Moodle o desígnio e o desenvolvimento são guiados por uma filosofia particular de aprender, um modo de pensar a educação-aprendizagem conhecido como a “pedagogia do social-construtivismo” . (MOODLE, 2006).
Assim sendo a pedagogia do social-construtivismo, possibilita a troca de informações e de colaborações cujas dúvidas, críticas e sugestões podem ser divididas e compartilhadas entre todos os usuários do sistema ou comunidade virtual da qual o aluno ou professor esteja matriculado.

– Gerenciamento do Moodle
O site é gerenciado por usuário administrador definido durante a instalação do sistema. A interface geral pode ser facilmente alterada a partir de temas pré-configurados, com fontes, cores e padrões que podem ser modificados e adaptados a cada necessidade.

-Administração de contas de Usuários
Cada usuário necessita de uma conta para efetuar autenticação no sistema, onde cada conta possui níveis diferenciados de acessos e permissões. A conta de administrador controla a criação de cursos, cria novos instrutores e usuários, relacionando-os a determinados cursos. Professores podem ter seus privilégios editados conforme critérios adotados. A conta de professor pode inscrever e excluir alunos manualmente se desejarem. Contas de alunos podem ser excluídas automaticamente caso ultrapassem período de inatividade definido pelo administrador.


-Administração de cursos

O professor de um curso possui pleno controle sobre todas as configurações do mesmo, possibilitando inclusive a escolha do formato das disciplinas, como: controlado por semana; controlado por tópicos de estudo; aberto, focado em discussões entre os participantes (social), as opções referente ao formato da disciplina está disponível no momento da criação de uma nova disciplina. A escala de avaliação pode ser customizada pelos próprios professores, o que lhes permite definir suas próprias escalas para serem usadas para avaliar fóruns, avaliações e notícias.

– Módulos
Material, Fórum, Tarefa, Questionário, Bate-Papo, Lição, SCORM , Glossário, Pesquisa de Opinião, HOTPOT , Pesquisa de Avaliação.

– Característica Técnicas
O Moodle foi desenhado de forma modular permitindo assim uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidade, em vários níveis. Permite atualização simplificada de uma versão para outra mais recente.
O ambiente necessita de um único banco de dados que pode ser compartilhado com outras aplicações se necessário, suporta o MySQL e o PostgreSQL como servidores de banco de dados, dando ênfase na integridade dos dados, checando formulários, validando datas, criptografando cookies entre outros. Possui uma interface simples compatível com qualquer browser, sem maiores exigências tecnológicas. (MOODLE, 2006).


Características Educacionais

Promove uma interação sócio-construtivista que inclui colaboração, reflexão crítica, permitindo máxima interação e integração entre a comunidade virtual (cursos, professores e alunos do ambiente). O ambiente pode ser aplicado como opção totalmente virtual, como complemento ou suporte a turmas presenciais. (MOODLE, 2006).

Site Oficial
Voce pode conseguir maiores informações e realizar o download do ambiente no site http://moodle.org/ e bons estudos! =)




Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *