Aprenda Xadrez – História, dicas, vídeos e jogadas

O Xadrez é um jogo utilizado até mesmo em escolas para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades matemáticas e raciocínio rápido.

Sempre achei o Xadrez um jogo super interessante e desafiador, até mesmo disputei ainda quando adolescente alguns campeonatos de Xadrez na minha cidade natal, porém acredito eu não tinha muita vocação para tal…rs
Mas se você esta começando agora a jogar Xadrez vai em frente vale a pena e se você já é um expert no assunto parabéns afinal Xadrez é um jogo que poucos dominam completamente.

E pensando no assunto resovi escrever um poquinho sobre esse jogo tão interessante e ao mesmo tempo tão misterioso na minha opinião.

O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas. Para jogar são necessários um tabuleiro com oito linhas e oito colunas, formando 64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças (antigamente chamados de trebelhos): oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama (ou rainha).
História:
O xadrez tem alguns milhares de anos. É de origem persa. A palavra xeque deriva do persa shāh (“rei”). O resultado do jogo culminava em shāh māt (“rei morto”).

Peças de xadrez:
Da esquerda para a direita: Rei, Dama, Bispo, Torre, Cavalo e PeãoNo xadrez, cada jogador conta com um conjunto idêntico de peças, diferindo na cor, sendo um conjunto na cor preta e outro na cor branca.

Cada conjunto conta com as seguintes peças:

1 Rei
1 Dama ou Rainha
2 Bispos
2 Cavalos
2 Torres
8 Peões.

Conceitos:
xeque-mate: rendição portuguesa do persa shāh māt (“rei morto”).
roque: Do persa rukh, que significa “biga” e o pássaro místico de grande poder chamado roc.
bispo. Do persa pīl significando “o elefante”, mas na Europa e na parte ocidental do mundo islâmico as pessoas conheciam pouco ou mesmo nada sobre elefantes, e o nome dessa peça de xadrez entrou na Europa Ocidental com o nome latim alfinus e similares, uma palavra sem nenhum outro significado (na Espanha, por exemplo, o nome modificou-se para “alfil”). “Alfil” é na verdade o árabe Al-fill (“elefante”) isso devido a tomada da península Ibérica (onde se localizam atualmente Espanha e Portugal) pelos árabes. O nome português “bispo” é uma renomeação devido à forma convencional da peça. Na Rússia, a peça é, entretanto, conhecida como слон = “elefante”.
Dama ou Rainha. Persa de farzīn = “vizir” se tornou firzān em árabe, que entrou nas línguas européias nas formas de alfferza, fers, etc. mas posteriormente foi substituída por “Dama”. Fonte: Wikipedia

Vídeo-Chess Opening: Lasker’s Trap


Navegue:
103 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *