Aprender o teorema de Pitágoras

Entender o teorema de Pitágoras é simples basta ter a explicação da forma certa assim como você irá encontrar nesta matéria.



Sempre que posso eu deixo algumas dicas de matemática aqui no TudoLink, para ajudar a moçada nas tarefas do colégio, no cursinho vestibular ou então quem está estudando para concurso público, afinal conhecimento nunca é de mais, mesmo sendo dicas simples de matemática, estas são válidas, pois muitas pessoas que deixaram os bancos escolares a anos não lembram de certas formulas e contas.

Hoje vamos lembrar do velho e famoso teorema de Pitágoras, teorema este muito simples, fácil de lembrar de extrema importância para resolver problemas relacionados a triângulos retângulos, e antes de comentar sobre o teorema de Pitágoras em si, vou explicar de forma rápida e simples o que é um triângulo retângulo para quem não sabe.

O que é um triângulo retângulo?

Na geometria, o Triângulo Retângulo é um triângulo que possui um ângulo reto e outros dois ângulos agudos, ou seja um ângulo reto que dizer que forme 90° .

A imagem a baixo é de um triângulo retângulo.

Triangulo Retangulo

A formula do teorema de Pitágoras:

c² = a² + b²

Que seria: “O quadrado de hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos”.

Simples e claro não é mesmo?

Caso queira ver um exemplo de solução de problema utilizando Pitágoras, acesse o post sobre Trigonometria-Matemática, dicas e macetes, e bons estudos.

Qualquer dúvida fiquem a vontade em deixar seus comentários.


Navegue:
13 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *