Aumento da taxa de juros Selic

|

Mais uma vez o COPOM resolveu aumentar a taxa SELIC, e essa medida visa diminuir o consumo e evitar o aumento da inflação.


Nesta semana mais uma vez o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu a taxa Selic, esta foi a quinta alta consecutiva da taxa de juros Selic, estando agora em 12,5%.

Com isso o trabalhador se pergunta, o que a taxa Selic influência no meu bolso?

Quando o Copom realizar a aumento da taxa de juros, tem como intuito diminuir o consumo, pois aumentando o juro o governo acaba deixando o crédito mais caro e com isso existe a redução de consumo por parte da população.

Essa “manobra” faz com que os preços possam vir a diminuir, pois com menos crédito a oferta pode vir a ser maior que a demanda, e assim o governo tenta controlar a inflação, que é o aumento dos preços de produtos e serviços.

Em resumo, o aumento da taxa de juros Selic tem impacto diretamente nos financiamentos, e compras a prazo.

Por isso é importante que você consumidor faça sempre as contas antes de comprar um produto ou serviço em prestações, pois dependendo do número de parcelas o valor final do produto pode acabar ficando bastante alto.

O melhor a fazer, porém poucas pessoas conseguem, é economizar e poupar para ter o dinheiro para comprar a vista, pois assim você consegue negociar com os vendedores e conseguir o melhor preço, sem se preocupar com taxas de juros e prestações todos os meses.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *