Blogs-Como fazer de graça, o que escrever, hospedagem e muito mais

|



Nem sempre é fácil manter um blog sempre atualizado, afinal um dos maiores desafios é encontrar e saber sobre o que escrever e encontrar uma hospedagem barata e boa quando o blog cresce.


Nesta matéria vamos trazer muita informação importante e relevante para quem deseja ter e começar um blog, neste artigo vamos abordar os seguintes assuntos:
Como ter um blog gratuito;
Hospedagem barata;
O que escrever;
Dicas e ferramentas;
Dia do blogueiro;

Como fazer um blog de graça

Para quem tem vontade em ter um blog, pode ter um lugar somente seu totalmente de graça sem qualquer custo, e assim poderá deixar disponível na internet e no mundo inteiro suas idéias, pensamentos e dicas, eu recomendo a você duas plataformas de blog’s gratuitos, que é a blogspot e o WordPress, ambos são gratuitos, e basta realizar um cadastro rápido e simples para você ganhar um subdomínio e então poder ter o seu blog.

Viu só, como ter um blog de graça não é algo tão difícil?

Agora é com você, basta ter criatividade e escrever sempre, que com o tempo seu blog acaba se tornando popular na internet!

Hospedagem de sites e blog barata

Já para desejar dar um passo a mais, e gostaria de iniciar seu site ou blog na internet, sem depender de serviços gratuitos como os que citamos no tópico anterior, tem uma preocupação muito grande nesse inicio, que é encontrar uma hospedagem de site ou blog’s baratas, porém que tenha qualidade, para que possa iniciar e dar os primeiros passos na profissionalização.

E algum tempo atrás eu escrevi um artigo, comentando sobre uma das melhores e mais baratas hospedagens de sites que eu conhecia, que é a BlueHost.

E com certeza quando o assunto é hospedagem barata, a BlueHost é uma das melhores, senão a melhor solução, principalmente para quem esta iniciando e possui um tráfego de até 10 mil visitantes diários.

Só para ser ter uma ideia, atualmente o preço da hospedagem está em 6,95 doláres por mês, isso mesmo que você esta lendo com menos de 15 reais por mês você pode hospedar seu site ou blog em um servidor compartilhado no melhor custo benefício.

Os pagamentos podem ser feitos via paypal ou então com cartão de crédito internacional, e uma fez feitos, é possível colocar em minutos seu blog pessoal na internet!

Acesse e conheça: www.bluehost.com e tenho certeza que não irá se arrepender.

O que escrever em um blog

Os blog’s já tiveram mais em alta algum tempo atrás, pois o que é muito com são as pessoas criarem um blog, realizarem algumas postagem e depois acabarem deixando de lado, pois acabam desmotivas em manter o blog atualizado, sendo que o maior obstáculo é saber o que escrever em um blog.

E para quem esta iniciando no mundo dos blogs, deve estar se perguntando: “O que eu vou escrever no meu Blog? Que assuntos abordar? Como escrever?”

Realmente são perguntas um tanto quanto delicadas afinal, até mesmo eu que escrevo de tudo à alguns meses fico sem muita inspiração para blogar, por mais que os assuntos e temas sejam inesgotáveis, muitas vezes formular um texto qualquer, por mais que sejam apenas algumas linhas parece algo impossível.

E quando isso acontece o lance é não desanimar nunca, afinal nunca estará tudo 100%, seja na inspiração para escrever em um blog ou para acordar cedo para trabalhar.

E para quem é novato no mundo dos blogs não desanime, uma hora ou outra você se inspira e escreve algo legal e decente no seu blog.

Algumas dicas
– Escrever sobre o que gosta ou possui conhecimento.
Essa é uma dica bem importante, pois escrevendo sobre o que realmente gosta e conhece, fica muito mais fácil criar assunto interessantes que com certeza irão chamar atenção de outras pessoas que gostam do mesmo assunto e com isso seu site acaba ganhando mais visibilidade e reconhecimento.

– Anotar sempre
Talvez você esteja na rua ou no supermercado e algo que acabe chamando a sua atenção pode com certeza se tornar um ótimo post em seu blog, pois muitas vezes o fato ou acontecido é de interesse de muitas outras pessoas que vivenciaram algo semelhante.

Por isso é importante sempre tomar nota, pois com o passar das horas você pode acabar esquecendo e anotando não corre esse risco.

– Opinião
Ao assistir uma reportagem na tv ou ler sobre algum acontecimento, você pode aborda-lo no seu blog, comentando sobre os fatos e deixando sua opinião sobre o assunto.

HTML-Como criar link no blog

Além de saber escrever e gerar conteúdo de qualidade, é necessário que o blogueiro tenha alguns conhecimentos de HTML, e um bem básico porém fundamental esta relacionado a como criar links em HTML.

E para quem ainda não sabe, vamos deixar dois exemplos simples de como criar link direto abrindo na mesma página o site e outro usando o target “blank”, que faz a página ou site que você criu o link ser aberto em uma nova janela.

1 – Criar um link para abrir na mesma janela:

<a href=”http://tudolink.com.br”> Clique Aqui</a>

No exemplo acima é só você substituir o “tudolink.com” pelo site/página ou blog que você deseja criar o link, e no “Clique Aqui” você pode inserir o texto ancora que achar mais interessante, como por exemplo site de fotos, ou o nome do site ou blog que você esta criando o link, e claro caso queira criar um link para o tudolink.com para testar ficarei feliz e agradecido! =D

2 – Criar link para abrir em uma nova janela:

Criar um link para abrir em uma nova janela é praticamente igual ao exemplo acima, porém com um detalhes, colocamos a “tag” taget=”blank”, conforme exemplo abaixo:
<a href=”http://tudolink.com.br” target=”blank” > Clique Aqui </a>

Veja as visitas do seu blog em tempo real

Quando se possui um site ou blog, você deseja que muitas pessoas visitem ele e leiam o que você esta publicando, e de onde os leitores estão chegando e quais palavras chaves estão buscando nos mecanismos de buscas até chegar a seu endereço, abaixo relacionamos algumas das mais conhecidas e tradicionais ferramentas que ajudam nessa tarefas e trazem ótimas estatísticas de tudo o que acontece em seu blog ou site.
Google Analytics
Pois bem, uma ferramenta legal é o Analytics da Google que é totalmente Free e possui uma ótima ferramenta de visitas em tempo que real onde é possível saber quantos visitantes existem em seu blog e onde estão neste momento, na minha opinião essa é uma das melhores ferramentas grátis para blog’s e sites que existe.

HitTail
Já o HITTAIL oferece a você em tempo real cada visita realizada através dos mecanismos de busca ou que foi linkado de outro site.

Infelizmente a versão full (completa) do HITTAIL deve ser comprada, no entanto você pode usar sem pagar nada a versão onde você pode observar o tráfego do seu site em tempo real.

visitas_tempo_real.JPG

Para utilizar basta você fazer um simples cadastros e inserir um pequeno código javascript na sua página index para o HitTail colher os resultados das suas visitas! :-)

Stat Counter
Assim como o Hit Tail, no Stat Counter é possível conferir em tempo real as visitas do seu site, além de inúmeras outras ferramentas, como palavras chaves mais populares, páginas mais acessadas além de outras ferramentas que auxiliam a entender como os visitantes chegam e utilizam seu site.

O Stat Counter possui as maioria das ferramentas gratuitas, porém para possuir um log maior das atividades é necessário comprar alguns dos planos oferecidos pelo site.

Parabéns-Dia 20 de março dia do blogueiro

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto e já virou um verdadeiro blogueiro, anote essa data, dia 20 de março, pois nela que todas as pessoas, digo blogueiros, que dedicam inúmeras horas do seu dia e noite para trazer informações, novidades, criticas e muito mais, devem ser lembradas,

Afinal manter um blog atualizado com informação relevante e original, não é tarefa fácil e requer muito trabalho, disciplina e dedicação, por isso deixo aqui meus parabéns, pois somente quem leva a vida de blogueiro a sério como uma profissão, sabe o quanto é complicado e desafiador tudo isso.




Navegue:
36 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *