Categorias de CNH habilitação a b c d e


Quem sonha em tirar a primeira habilitação, se preocupa muito com os exames do Detran, entre ele o teste psicotécnico e a prova prática e teórica, e quando o assunto é tirar a carteira de motorista, a maioria das pessoas busca tirar as habilitações A e B, porém existe até a categoria E de CHN, e neste artigo vou explicar de forma resumida cada uma dessas categorias.

- Categoria A :
Esta é uma das categorias mais buscadas, principalmente para quem quer ter uma moto, uma vez que com essa categoria na carteira é possível conduzir veículos motorizados de 02 (duas) ou 03 (três) rodas;

- Categoria B
Esta categoria, é uma das mais procurada juntamente com a categoria A, com essa habilitação, você pode dirigir veículos onde o peso bruto total é menor que três mil e quinhentos quilos e com a capacidade de lotação menor que 08 lugares. Vale lembrar que ter a categoria B na sua carteira não quer dizer que você pode pilotar um moto, para isso você precisa realizar a prova pratica e ser aprovado para a categoria A, então na sua carteira terá a habilitação A e B.

- Categoria C
Com esta categoria você pode dirigir veículos utilizados para o transporte de carga com peso bruto total maior que três mil e quinhentos quilos. Serve como exemplo as famosas caminhotes F4000, com a habilitação C você pode conduzir elas.

- Categoria D
Esta categoria é para as pessoas que querem dirigir ônibus, vans e afins utilizados no transporte coletivo, onde a lotação seja maior que 08 lugares;

- Categoria E
Estão incluídos nesta categoria a combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e com unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada de seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou com lotação maior que 08 (oito) lugares, ou ainda seja enquadrada na categoria trailer.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *