Coleta seletiva de lixo e sua importância

|

A cada dia a consciência ambiental aumenta entre as pessoas e um passo importante para a preservação do meio ambiente esta na coleta seletiva do lixo.


A coleta seletiva do lixo será obrigatória no Brasil, pois a coleta seletiva facilita a reciclagem do lixo.

Segundo a Lei dos resíduos, todos os municípios brasileiros deveram implantar a coleta seletiva, e desta forma todos os cidadãos deveram fazer a sua parte, que é separar o lixo, ou seja, plástico no plástico , vidro no vidro, metal no metal, orgânico no orgânico e assim por diante.

Esta nova lei ainda esta em tramitação, mas com certeza será muito bem vinda, pois na minha opinião já passou do tempo do Brasil fazer um grande programa de reciclagem e coleta seletiva, que seja levado a sério e claro que todos os brasileiros tenham como habito do dia a dia separar os produtos recicláveis ou não, pois assim todos ganham, principalmente o meio ambiente, e com essa lei, que pode até mesmo gerar multas, acredito que irá ajudar de forma positiva na educação de todos.

Importância da coleta seletiva

O lixo que geramos é constituindo de diversos materiais, sendo que a maioria deles pode ser reaproveitado, ou seja reciclado, e quando falamos de coleta seletiva, falamos em tratar o lixo de forma diferenciada, e não simplesmente levar todo ele para os conhecidos aterros e jogar ele lá de qualquer forma, mas sim, coletar ele de forma organizada e separada.

E a importância deste processo são inúmeros, principalmente para o meio ambiente, pois realizando a coleta seletiva não estamos gerando simplesmente lixo, mas sim materiais a serem reciclados, e desta forma geramos menos resíduos e diminuímos a degradação do meio ambiente.

Sendo assim, comece a fazer a separação do lixo em sua casa, e caso em sua rua ou cidade ainda não exista a coleta seletiva, procure locais, como empresas ou supermercados, para saber se eles recebem materiais recicláveis.

Comece a fazer a sua parte, pois se todos fizerem o mesmo poderemos viver em um país cada vez melhor a mais consciente.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *