Começar a andar de bicicleta

|

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de praticar exercícios, pois além de estar em contato com a natureza, alivia o estresse, melhora a circulação e perde peso.


Começar a pedalar! Como de costume, é normal todo inicio de ano as pessoas fazerem planos para o novo ano que se inicia, tinha como objetivo começar a andar de bicicleta, e neste final de março estou começando a colocar em prática tais objetivos, e o primeiro passo foi conseguir uma bicicleta!

E para quem assim como eu, esta pensando em começar a pedalar, vou trazer algumas dicas que estou seguindo e que podem ajudar!

Que tipo de bicicleta?

Algumas pessoas preocupam-se em comprar uma bicicleta de marca, porém sabemos que quando focamos em uma marca, geralmente pagamos mais caro pelo produto, e com bicicleta não é muito diferente, por isso vale montar a sua própria bicicleta com itens e acessórios de qualidade, confira alguns deles:

Segurança

– Freios:Segurança é um dos principais itens que uma bicicleta precisa ter! E quando falamos em segurança um dos focos é o sistema de freios da bicicleta, afinal uma bike com freios ruins ou mau regulados é muito perigoso, inclusive para a vida do ciclista, por isso para quem esta montando uma bike para começar a pedalar, invista em freios a discos, que são infinitamente melhores e mais seguros.

– Capacete: É possível encontrar modelos de qualidade com preços bem acessíveis, com valores abaixo de 100 reais, este é um item indispensável antes de começar a pedalar, pois pequenos tombos podem ser fatais quando um ciclista bate a cabeça sem nenhuma proteção, e nestes casos os capacetes trazem uma ótima proteção!

– Óculos: Este é um item de segurança que muitas pessoas acabam esquecendo de utilizar, que são óculos de proteção, pois quando se esta andando de bike, insetos e até mesmo pequenos pedregulhos podem acabar atingindo a sua visão, e estando com os olhos protegidos esses riscos são contornados.

– Luzes de segurança: Para quem tem interesse em começar a andar de bicicleta a noite, é essencial instalar luzes de segurança na frente e atrás de sua bicicleta, para que os motorista possam identificar você a distância e assim evitar possíveis acidentes.

Conforto

Para quem busca um pouco mais de conforto ao pedalar, é interessante equipar sua bicicletas com suspensão, dianteira, traseira ou ambas, fica a seu critério e condição financeira.

Outro item importante que é investir em itens e acessórios de qualidade, como cambio por exemplo, atualmente existem no mercado inúmeras marcas de vários preços, porém vale um alerta, o barato de mais pode acabar saindo caro, então valide com atenção o que estará instalando em sua bike.

Como começar

Um erro muito comum para quem esta começando a andar de bicicleta, é querer logo de inicio fazer longas distâncias, e como sabemos andar de bike é uma atividade física bastante intensa e cansativa, e assim como qualquer outra atividade física, é fundamental começar aos poucos!

Ou seja, escolha um caminho com pouco movimento, e realize de inicio pequenos trajetos, tipo 5 ou 7 km por exemplo, e aos poucos ir aumentando as distâncias, uma vez que você vai começar a pegar preparo e irá melhor cada vez mais!

Então é isso pessoal, para essa publicação não ficar muito longa, vou ficando por aqui, afinal o objetivo deste texto é trazer uma síntese, com algumas dicas básicas para iniciantes que querem começar a andar de bicicleta, ótima pedalada a todos e muita saúde!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *