Cometa 2012 S1(ISON) Surfista Prateado visível a olho nu em 2013

|

Astrônomos encontraram um grande cometa que esta entre as orbitas de Saturno e Júpiter e possivelmente passara muito próximo da Terra em 2013 e poderá ser visto sem equipamentos com muito brilho.


Essa é uma grande notícia para quem adora informações dos cosmos e do universo sideral, pois dados divulgados recentemente pelo ISON-Kislovodsk Observatory que fica na Russia informa que por volta do mês de agosto de 2013, poderemos observar da Terra sem a utilização de qualquer aparelho a passagem do cometa 2012 S1.
cometa C/2012 S1
O cometa batizado de C/2012 S1 (ISON) foi descoberto recentemente, no dia 21 de setembro de 2012 pelos astrônomos Artyom Novichonok e Vitali Nevski, além do nome oficial, o cometa já esta sendo chamado carinhosamente de “Surfista Prateado”, seu tamanho é de cerca de três quilômetros de largura.

Especula-se que o cometa C/2012 S1 na sua passagem próxima ao planeta Terra será mais brilhante que os famosos e conhecidos cometas Harley e Great Comet.

A data prevista para que o fenômeno ocorra esta prevista para o mês de agosto de 2013, no entanto é importante ter cautela, visto que é uma descoberta recente e muitos astrônomos e cientistas estão estudando o caso e fazendo cálculos, visto que pode existe uma mudança de rota do cometa e até mesmo outros fatores e fenômenos podem atrapalhar a visualização do cometa a olho nú.

No mais é torcer para que podemos presenciar tal fenômeno no próximo ano, uma vez que tais fatos acontecem isoladamente e raríssimas vezes.

Para quem desejar saber mais sobre o assunto, conferir imagens e fotos do cometa recomendo a leitura dos links(todos em inglês) abaixo:
cometography.com/lcomets/2012s1.html

en.wikipedia.org/wiki/C/2012_S1

www.space.com/17762-newfound-comet-dazzling-2013-display-c2012s1.html

A todos boa leitura e muito conhecimento!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *