Como fazer a criança dormir sozinha

|

Muitas crianças depois que acostumam a dormir a tarefa de fazer eles dormirem sozinhos em seus quartos pode-se tornar um grande desafio.


Quem tem criança pequena em casa sabe que não é fácil negar certos pedidos delas, especialmente quando elas dizem que estão com medo e querem dormir juntos.

Por outro lado, dizer sempre sim a esse tipo de pedido, pode gerar grandes problemas, que é quando a criança não consegue mais dormir sozinha, é comum ouvir de mães e pais de crianças já “grandinhas” de 10, 11 anos que ainda não conseguem dormir sozinhas.

E para que isso não aconteça, é fundamental que os pais acostumem as crianças a dormirem sozinhas em seus quartos desde pequenas, porque quanto mais o tempo passar mais difícil será fazer ela acostumar a dormir sozinha no seu quarto.

E para você que tem em casa um(a) pequeno(a), que insiste em querer dormir junto no seu quarto, vamos trazer algumas dicas que podem ajudar nesse desafio.

O primeiro passo, é impor uma certa rotina, ou seja, definir a hora certa da criança ir para cama, e neste horário fazer com que a casa toda também diminua o seu ritmo, diminuindo o som da tv, desligando algumas luzes, etc.

Possivelmente se o filho já esta acostumado a dormir com o casal, as primeiras tentativas de fazer ele dormir sozinhos poderá ser bastante trabalhosa, mais o importante é não desistir, uma vez que todo o esforço valerá muito a pena.

Por isso não ceda a possíveis chantagens e choros que da criança, e nas primeiras noites caso ela demore a dormir, é interessante deitar com a criança até ela pegar no sono.

Caso a criança acorde durante a noite e vá até o quarto do casal, é importante o pai o a mãe não ceder, é importante neste momento não ter preguiça de levantar e levar ela novamente até o seu quarto e novamente esperar ela pegar no sono, como disse anteriormente, fazer com que a criança durma sozinha não é tarefa fácil.

É comum as crianças comentarem que tem medo de dormir sozinhas, nestes casos é importante transmitir confiança para ela, dizer que não precisa ter medo algum que você(papai ou mamãe) esta ali logo ao lado.

Alguns pais para evitar que a criança fique com medo de dormir sozinha, deixam a luz do quarto acessa, essa não é uma boa ideia pois a criança pode acabar acostumando com essa prática e ter dificuldades para dormir no escuro.

chupeta-criancaPara ajudar a diminuir esse medo uma dica interessante é utilizar um abajur com uma luz bem baixar, que irá iluminar brandamente o quarto criando um ambiente mais interessante para o sono da criança, muito melhor que o quarto todo iluminado.

E claro, crianças adoram ouvir histórias e contos antes de dormir, por isso curta e aproveite esse momento com ele, crianças costumam dormir mais rápido quando ouvem histórias.

Por fim, se você é pai e/ou mãe de uma criança pequena, é fundamental acostuma-la desde já a dormir sozinha, pois como já comentado anteriormente, quanto mais cedo melhor e menores serão as dificuldades.

Ainda para quem tem fé, gosta e acredita, pode tentar fazer essa simpatia para criança que tem medo de dormir sozinha, e como simpatias não fazem mal algum não custa tentar não é mesmo?

E como assunto são crianças, recomendo a leitura do artigo bem interessante onde é mostrado diversas maneiras de criar um filho mimado que devem ser evitadas, afinal ninguém quer ter um filho mimado não é mesmo?



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *