Como fazer feijão carioca-preto na panela de pressão

|

A panela de pressão é uma grande aliada quando o assunto é diminuir o tempo de cozimento dos alimentos, e neste artigo vamos ensinar uma simples receita de feijão usando a panela de pressão.


Neste artigo vamos trazer uma receita bem caseira e típica, que não pode faltar no prato do brasileiro que o tradicional e famoso feijão, que pode ser o carioca/carioquinha ou o feijão preto.

E preparar um feijão delicioso dá muito pouco trabalho, principalmente utilizando uma panela de pressão o cozimento é muito mais rápido, e para você que tem muito pouca experiência na cozinha, ou até mesmo nunca cozinhou feijão, trazemos abaixo um vídeo especialmente feito para ensinar uma deliciosa receita de feijão, lembrando que é sempre importante tomar alguns cuidados com a panela de pressão, verificando sempre se as válvulas estão limpas e jamais abrir a panela sem antes solta a sua pressão.

Receita de feijão na panela de pressão passo a passo

Nessa receita que você pode acompanhar acima foram utilizados os seguintes ingredientes:

– 1 xícara de feijão, com aproximadamente 250 gramas de feijão;
– 1 cebola pequena picadinha;
– 1 dente de alho picadinho;
– Sal a gosto;
– 1 litro de água;

Modo de preparo:
Adicionar o feijão, cebola, alho picado e o sal a gosto na panela de pressão e na sequencia adicionar cerca de 1 litro de água para essa quantidade de feijão, levar ao fogo alto por cerca de 30 minutos.

Importante: Caso você não goste de alho ou cebola pode retirar esses temperos e utilizar somente sal ou então outro tempero de sua preferência.

Após esse período abra a panela para verificar como esta o cozimento( lembrando sempre que você deve retirar toda a pressão da penela antes de abrir a mesma), experimente um pouco para verificar se já está bom, caso não esteja, adicione mais um pouco de água se achar necessidade, feito isso, feche novamente a tampa e leve ao fogo por mais alguns minutos, cerca de 10 a 15 minutos dependendo de como esta o cozimento do mesmo.

Importante: Como explicado no inicio do vídeo, o tempo de cozimento do feijão pode variar um pouco, fatores como potência do fogão, tipo e qualidade do feijão podem influenciar bastante, pois quanto mais velho for o feijão mais duro ele será e consequentemente mais tempo irá levar para ficar pronto.

Por isso é importante após cerca de 30 minutos de cozimento, verificar como esta o processo, para concluir se já esta pronto ou necessita-se de mais água e mais alguns minutos de cozimento.

Terminado o processo é retirar da pressão e caso deseje um caldo mais grosso no feijão basta deixar ele em fogo baixo sem pressão por mais alguns minutos.

prato-feijao-carioquinha-arroz-frangoE como sugestão de prato, nada melhor que um feijão preto/carioquinha, juntamente com arroz branco, um peito de frango grelhado e alguns legumes, conforme imagem ao lado, se que você pode substituir o franga por um ovo mexido por exemplo, o prato fica delicioso.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e principalmente entendido essa receita de feijão na panela de pressão que foi explicado nesse artigo passo a passo.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *