Como fazer o passaporte brasileiro na Policia Federal

|

O passaporte é o documento que identifica uma pessoa como cidadã de um determinado pais quando esta está viajando, ou residindo, em qualquer outro pais do mundo que não o seu de origem. Este documento é muito importante uma vez que é por meio dele que os pais fazem o controle da entrada e saída de seus cidadãos ou então da localização destes pelo mundo. Com o passaporte, em caso de necessidade, é possível acessar as embaixadas do pais de origem em qualquer lugar do globo a fim de obter qualquer tipo de ajuda.

Para fazer o passaporte brasileiro, agora com a informatização da Policia Federal, é mesmo muito simples.

Ao entrar no site da Policia Federal, www.dpf.gov.br , basta clicar no link “Requerer passaporte”. Imediatamente abre uma página com todos os “passos” necessários para obter o documento.

Uma vez que se esteja com a documentação necessária em mãos, que tenha sido preenchida a solicitação de passaporte on-line, é emitida uma GRU, Guia de Recolhimento da União, onde você recelho/paga o preço para fazer ou renovar o passaporte.

A GRU tem valores aproximados de R$130,00, uma vez que este valor varia conforme a situação de a pessoa já ter um passaporte anterior, ou nunca ter feito antes.

Em sendo paga a GRU, o cidadão deve comparecer na sede mais próxima da Policia Federal em que normalmente o agendamento prévio é feito já no momento da solicitação de passaporte. A pessoa deve se apresentar diante da Policia Federal com a original da GRU paga e com o formulário de solicitação de passaporte preenchido.

Não há mais necessidade de se levar fotografia 3X4, pois esta é colhida no momento da entrevista. Nesse momento também se coletam as impressões digitais da pessoas, as quais vão compor o banco de dados da Policia Federal para fins de informar possíveis processos criminosos, além de permitir a exacta identificação do cidadão.

Depois da entrevista, em um prazo aproximado de uma semana, o qual varia de unidade da Policia Federal, recebe-se uma notificação por e-mail de que o documento está pronto e pode ser retirado. Para retirar basta a apresentação de um documento com foto e a solicitação do documento com carimbo do dia da entrevista.

É muito simples e rápida a obtenção de passaporte, portanto não há porque ficar com este documento desatualizado. Na hora de viajar, estar com esse documento em dia, é certamente uma despesa e um empecilho a menos.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *