Como fazer uma faxina em residência e apartamento

|

A organização e disciplina são peças chaves e fundamentais para quem deseja manter o lar sempre limpo e assim perder menos tempo com a faxina.


Nada melhor que chegar no final de um longo dia de trabalho em casa para descansar, e encontrar a sua residência toda limpinha e cheirosa, mas para isso é necessário bastante trabalho e disciplina, principalmente se você não possui uma empregada doméstica ou diarista para realizar esses serviços.

E o sábado é um dos dias preferidos de muitas pessoas para encarar aquela faxina em casa, visto que muitas pessoas aproveitam esse dia pelo fato de não trabalharem e também para poder descansar e curtir o domingo com a casa toda limpa e organizada.

E manter uma casa ou apartamento sempre limpo e organizado é muito importante para a qualidade de vida e saúde de todos que ali vivem, e nesta página vamos trazer diversas dicas e informações que poderão ser de grande utilidade para você que deseja manter sempre limpa a sua casa ou apartamento, com aquele cheirinho de limpeza que todos adoram.

Dicas para uma boa faxina domestica

– Manutenção da organização: Muitas situações e coisas em nossas vidas são importantes se manter e prevenir, com a faxina é a mesma coisa, para que você não tenha um desgaste enorme vale muito apena tentar manter a ordem das coisas no dia a dia.

Por exemplo, não deixar a louça na pia da cozinha acumulada de um dia para outro, ou seja, após a refeição lava toda a louça utilizada, isso é muito rápido e fácil em menos de 15 minutos você deixa organizada a pia da sua cozinha e claro retirar diariamente o lixo da cozinha e também dos banheiros.

Ao acordar arrumar a sua cama e não deixar roupas ou outros objetos espalhados pela casa, ao chegar ou sair de casa e trocar de roupa, coloque a roupa suja em um cesto e a limpa no cabide dentro do guarda roupa, essas são dicas simples que ajudam manter seu quarto organizado e facilitaram a sua vida quando for fazer uma faxina.

Em resumo, se você dedicar apenas alguns minutos da sua rotina diária para colocar os objetos onde realmente devem ficar, levar a louça após o uso, quando for realizar a faxina geral você perderá menos tempo, além de ser muito mais produtiva, ou seja, no final das contas você sai ganhando.

– Organização: Como muitas pessoas não tempo para fazer pequenas faxinas diariamente e deixar para limpar todos os cômodos do lar em um só dia, geralmente no sábado como comentamos no inicio, o primeiro passo, caso você não siga o item anterior de manter a sua casa sempre organizada, é organizar todas as coisas.

Como lavar, secar e guardar a louça e utensílios domésticos que estejam sujos na cozinha.

Tirar o lixo que possa existir na cozinha, quartos e banheiro, organizar os objetos espalhados pela casa, colocar toalhas e roupas sujas para lavar.

– Por onde começar : Uma vez organizada toda essa bagunça é a hora de iniciar a faxina propriamente dita, e a dica que deixo nesse sentido, principalmente para quem não tem experiência com faxina, é começar de cima para baixo a limpeza.

Por exemplo, de nada adianta você limpar o chão da sua cozinha e depois ir lava a louça ou limpar os vidro da janela, uma vez que você irá provavelmente deixar cair água e produtos de limpeza no chão e com isso terá que limpar tudo novamente, e com isso irá perder ainda mais tempo.

O mesmo vale para os móveis, ou seja, tirar a poeira dele antes de limpar o chão.

– Cômodos: A escolha por qual cômodo começar a limpeza é muito relativa de pessoa para pessoa, eu particularmente gosto de começar limpando os banheiros, depois os quartos, sala e corredores e por fim a cozinha.

É interessante neste caso fazer testes e verificar qual a forma que você melhor se adapta e qual mais rende para fazer a faxina em sua casa, pois se você tem filhos pequenos em casa por exemplo, terá que fazer umas “manobras” com eles, deixando eles na sala assistindo tv enquanto você faz a faxina no quarto.

É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas deixadas nessa página e que elas possam servir e ajudar a sua vida ser mais feliz, limpa e claro com menos faxinas!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *