Como forçar boot pelo cd rom

|

Saber como realizar boot no computador utilizando o CD é fundamental para correção de problemas no sistema operacional e até mesmo reinstalações.


A dica deste post é especial para as pessoas que estão iniciando no mundo dos computadores, e possuem ainda algumas dúvidas básicas, porém de fundamental importância para o correto funcionamento dos computadores e execução de operações.

E para quem esta pensando em formatar seu computador e reinstalar o sistema operacional ou então simplesmente atualizar, ou reparar a versão do Windows XP, já sabe que para realizar tal tarefa é necessário um cd com a instalação do WindowsXp ou do Linux, até então nenhuma novidade.

O problema começa quando você insere o cd na unidade de cdrom, e o como por obra do destino o seu cd com o WindowsXp não da boot, agora vem a pergunta que não quer calar, como forçar o boot pelo cd rom do computador?

Essa tarefa é bem simples, principalmente nos computadores mais novos, pois alguns lhe dão a opção de selecionar em qual dispositivo você quer dar o boot temporariamente, para isso preste atenção ao ligar seu computador, pois provavelmente você terá uma opção de boot temporário, é só verificar qual tecla é necessário pressionar para então selecionar a sua unidade de CD rom como boot temporário e correr para o abraço.

Mas caso seu computador não traga essa opção de boot temporário, e mesmo com o cd de instalação do SO no driver de cd e o computador continua dando boot pelo HD, você terá que mudar as opções de ordem de boot diretamente no setup/bios do seu computador.

Para isso basta você entrar na bios logo que liga o computador, na maioria dos computador a tecla para isso é F2, caso não seja essa tente verificar qual é, pois geralmente aparece “ENTER SETUP PRESS” e o nome da tecla.

Uma vez dentro das configurações de bios, procure por dispositivos IDE/SATA, e encontre uma opção relaciona com a ordem do boot nestes dispositivos, deixe em primeiro lugar a unidade de Cd-Rom, antes de sair não esqueça de salvar as alterações para que assim você consiga forçar o boot pelo CD.

Infelizmente eu não tenho como dar um passo a passo de como configurar para forçar o boot pelo cd, pois cada fabricante de equipamento tem uma configuração e exibição diferente da bios.

Porém caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, fique a vontade em deixar seu comentário!



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *