Como limpar arquivo de log no Linux

|

Realizar a limpeza de logs de acessos de tempos em tempos é bastante importante para liberar espaço no servidor, e neste artigo trazemos diversas informações sobre o assunto, principalmente para iniciantes no Linux.


Como estava com um pouco de tempo hoje, resolvi dar uma geral no servidor onde esta localizado o tudolink.com, afinal é sempre bom se prevenir a eventuais problemas do ter que ficar remediando depois.

E entre as atualizações e diversas outras tarefas que realizei no Linux(Ubuntu) que estou rodando no servidor, uma delas foi realizar a limpeza dos logs de acessos, e um deles foi o access_log do apache que encontrava-se com diversos gigabytes de tamanho, ocupando um espaço desnecessário.

E como acredito que quem esta iniciando no mundo Linux tenha dúvidas a respeito de como limpar arquivos de log de forma simples e rápida, achei interessante criar esse artigo pra deixar algumas dicas, então vamos lá.

Como limpar arquivos de log
log-apache-linuxCom acesso em modo root, basta executar o comando abaixo no log que deseja “zerar”.

echo “” > access_log

Para o comando acima funcionar é necessário você executar ele no local onde o arquivo se encontra, caso contrário não irá funcionar, sendo que você pode executa-lo de outro lugar também, mas terá que colocar o caminho absoluto de onde o arquivo de log encontra-se.

Esse comando apesar de ter utilizado no Ubuntu, funciona sem maiores problemas para outras distribuições do Linux.

Ativando conta de root no Ubuntu

Caso você esteja utilizando a distribuição do Ubuntu como no meu caso, e não sabia como acessar como root para poder limpar o log de acesso conforme explicado anteriormente, é muito simples, basta executar os seguintes comandos no seu terminal.

sudo passwd root

Após executar o comando acima será solicitado que você defina e confirme uma senha de root;

Feito isso você já poderá logar no sistema como root, para tal basta digitar su e entrar com a senha que você definiu anteriormente.

Caso deseje desabilitar a sua root no Ubuntu basta executar:

sudo passwd -l root

É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas aqui deixadas e que possam servir a todos, qualquer dúvida ou outras dicas fiquem a vontade em deixar seus comentários.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *