Como se proteger de raios

|

Com uma incidência de raios bastante grande em nosso país, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar maiores problemas e prejuízos com esse fenômeno da natureza.


Nos últimos domingos o Fantástico tem tratado de um assunto muito interessante e importante que são os raios, visto que o Brasil é o país campeão de raios, com milhares deles caindo todos os anos e infelizmente vitimando inúmeras pessoas que acabam sendo atingindo por essas descargas elétricas.

E como esse é um assunto de grande interesse de todos e qualquer pessoa pode ser vítima de um raio, uma vez que não é possível prever com exatidão onde e quanto vão cair, porém é possível se prevenir e ter alguns cuidados que diminuem as chances de ter atingido por um raio, e na sequencia vamos trazer algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Dicas para evitar raios

raios
– Em campo aberto: Caso esteja em um campo aberto e o tempo feche com muita chuva, é recomendável não buscar proteção de baixo de árvores, e ficar longe de qualquer objeto de metal como cercas, ou ferramentas de trabalho.

Ainda evitar ficar de pé, a melhor posição é ficar agachado com os dois pés juntos aguardando a tempestade passar e o tempo melhorar.

Um lugar muito seguro para se abrigar durante uma tempestade é dentro de um carro, uma vez que ele com as portas fechadas funciona com um isolante, protegendo as pessoas que encontram-se dentro do mesmo.

– Em casa: Mesmo estando em casa é importante tomar alguns cuidados quando percebe-se a chegada de tempestades com raios, e uma delas é evitar ficar próximo a tomadas, e utilizar telefones que estejam conectados a rede telefônica.

E quanto aos celular caso precise utilizar, o mesmo não deve estar sendo carregado, uma vez que um raio pode atingir a rede elétrica e consequentemente sobrecarregar a rede e atingir o aparelho que esta em sua mãos.

– Aparelhos eletro-eletrônicos: Como já escrevemos algum tempo atrás em outro artigo, é muito importante sempre que possível retirar aparelhos da tomada durante tempestades visto que os mesmo podem vir a serem danificados caso a rede elétrica venha a ser atingida por uma descarga elétrica.

É isso pessoal, o importante é sempre prevenir e se cuidar, afinal de ser raro uma pessoa ser atingida por um raio quando isso acontece as chances de sobrevivência são muito baixas, e quando acontecem são considerados verdadeiros milagres.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *