Computador respondendo com mais 2 ips na mesma placa de rede

|

Quando o assunto são computadores e tecnologia tudo pode acontecer, até mesmo erros e situações que fogem a regra e a lógica de tudo o que já foi visto anteriormente.


Hoje aconteceu um fato curioso, onde um computador com apenas uma placa de rede estava com problemas de acesso a rede, ao verificar o equipamento o mesmo apresentou mensagem que havia um outro equipamento com o mesmo ip, porém este equipamento estava com o ip fixado manualmente, ou seja não era o dhcp que estava enviando esse endereçamento.

De qualquer forma resolvi mudar para um outro ip, mas antes fiz questão de verificar se o mesmo não estava sendo utilizado, executando um ping, como nenhuma maquina respondeu alterei o ip.

E para minha surpresa ao reiniciar o equipamento lá estava a mensagem informando conflito de enrederçamento ip, mesmo assim não desanimei, e adicionei um outro ip no equipamento, reiniciei e para alegria o problema de ip duplicado na rede não aconteceu novamente.

Porém agora que começa um fato curioso, os endereçamentos que estavam anteriormente apontam para o mesmo equipamento, fiz o teste dando um ping –a número do ip, e o host que aparece é do mesmo equipamento.

Alguém já passou por fato ou experiência semelhante?

Não tive tempo para fazer outros testes, como deixar o equipamento um tempo sem rede para ver como esse ip’s se comportam, ou então dar um restart no switch ou roteador para liberar a tabela de endereçamentos de ip para ver o que acontece, mas que o fato é curioso isso é!

Atualização: Após um pouco mais de análise e no final do expediente, resolvi reiniciar todos os roteadores da rede, e para minha alegria o problema não voltou mais acontecer naquele equipamento, o que me leva a crer e imaginar que o problema possivelmente esta nas tabelas de endereçamentos internas do roteador que por algum motivo acabou ficando com o mac adress daquela placa travada.

Desta forma, fica a dica para quem tiver algum tipo de problema semelhantes, que além de fixar um ip manualmente, realize um reset nos roteadores liberando assim qualquer porta que venha estar travado no mesmo.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *