Cuidados ao instalar regulador de gás de cozinha


Quem não mora em apartamento e não tem uma central de gás, e utiliza o famoso botijão de gás para preparar as suas refeições no fogão a gás, sabe da importância de ter um bom regulador de gás, também conhecido como registro, bem instalado, pois com o gás realmente não devemos brincar.

Neste artigo, vou deixar algumas dicas e cuidados que você deve ter ao instalar o regulador de gás de cozinha, assim como a mangueira.

Cuidados ao instalar o regulador de gás:

Nunca passe a mangueira do gás por trás do fogão, pois ao utilizar o forno do fogão a mangueira pode aquecer e se danificar ocasionando assim vazamentos;

– Na instalação do botijão e regulador, utilize somente mangueiras certificadas pelo INMETRO e sempre verifique o prazo de validade da mangueira.

– Sempre que possível procure colocar o botijão do lado de fora de sua casa, em local ventilado, pois em caso de vazamento o risco de explosão ou incêndio é menor, vale lembrar que no caso de uma instalação externa, o botijão deve estar sempre protegido de sol e chuva.

Vazamento de gás o que fazer:

No caso de vazamento de gás de cozinha, o importante é manter a calma e NUNCA acender ou apagar luzes, pois o acionamento de qualquer interruptor pode causar faísca e consequentemente uma explosão.

Além de não acionar nenhum interruptor, em caso de vazamento de gás você deve:
– Abrir portas e janelas;
– Nunca tentar conter o os vazamentos colocando pedaços de sabão ou ceras nas junções onde esta ocorrendo o vazamento;
– Abandonar o local;
– Chamar imediatamente o corpo de bombeiros;
– Desligar a chave geral de luz somente se esta estiver distante do local onde esta ocorrendo o vazamento de gás;

Demais cuidados para utilizar o fogão a gás com segurança:

– Quando não estiver utilizando o fogão a gás, procure sempre que possível fechar a válvula do regulador;

– Nunca esqueça leite, água ou qualquer outro tipo de líquido que venha a transbordar ao ferver, pois se isso acontecer podem apagar a chama e consequentemente causar vazamento de gás;

– Mantenha as crianças sempre longe do fogão e do botijão, pois como sabemos as crianças são curiosas e com fogo e gás não se brinca;

– Ao comprar gás evite comprar botijões amassados, enferrujados ou danificados;


Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *