Cuidados com as crianças e jogos eletrônicos

|

Deixar os filhos sozinhos brincando com joguinhos gratuitos no iPad pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça caso sua senha da Apple Store e o número do seu cartão de crédito estejam salvos no aparelho


Quem viveu a infância na década de 90 para trás, lembra com saudades dessa época e das brincadeiras de rua, neste tempo os jogos eletrônicos eram quase uma raridade, e quando existiam eram no saudoso Atari, Master System ou no “Nintendinho”, a diversão mesmo era brincar na rua, jogar bola, etc.

No entanto a realidade hoje é totalmente diferente, muita coisa mudou e os jogos eletrônicos de popularizaram, sendo que basta alguns cliques para baixar e instalar um novo joguinho no seu computador, celular ou tablet e assim deixar as crianças brincando e se entretendo por várias horas.

E é neste momento que a atenção dos país deve ser redobrada, uma vez que muitos desses joguinho que são baixados gratuitamente podem esconder algumas armadilhas, pois muitos deles possuem os famosos “extras”, como mais vidas, mais poder, mais armas, etc, que muitas vezes são oferecidos no decorrer do jogo e podem ser facilmente comprados com alguns cliques.

E muitas vezes as crianças que estão brincando, sem o acompanhamento dos pais, acabam realizando a compra desses “extras” que os pais só iram perceber quando recebem a fatura do cartão de crédito ou a confirmação das compras em recibos enviados por e-mail.

E isso acontece geralmente por falta de atenção dos pais, que acabam deixando o seus usuário e senha da Apple Store salva no equipamento, juntamente com o número do cartão de crédito, e com isso as crianças muitas vezes sem saber que estão comprando algo acabam efetivando diversas transações de diversos valores, que no final terá um resultado assustador na fatura do cartão de crédito.

A UOL trouxe essa semana uma matéria bem legal, na qual cita exemplos e casos de crianças que acabaram gastando pequenas fortunas comprando “extras” para jogos gratuitos do iPad, para ler essa matéria basta acessa essa página.

Como evitar esse tipo de situação

Se você possui crianças pequenas que gostam de se divertir baixando e jogando games gratuitos no iPad, para evitar esse tipo de dor de cabeça e “dor no seu bolso”, é muito simples, basta acionar um mecanismo de proteção que existe no próprio iPad.

Para isso é só ir no botão “Ajustes” -> “Restrições” e ativar os bloqueios criando uma senha, ainda logo abaixo existe uma opção chamada de “Compras em Aplicativos”, desative essa opção.

Desta maneira não será mais possível realizar compras de “extras” diretamente dentro dos jogos do tablet, e com isso evitará que seu filho pequeno acabe gastando qualquer centavo no seu cartão de crédito.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *