Culinária na Espanha-O que comer em Barcelona

|

A Cataluñia, umas das regiões formadoras da Espanha, tem independência de governo, câmara legislativa, língua e cultura em relação ao resto do pais espanhol. A região fala o catalão como língua oficial. Além de peculiaridades da cultura, Barcelona, a capital da Cataluñia tem uma culinária também única, que ajuda na consolidação da independência cultural em relação ao resto da Espanha.

Em qualquer guia turístico que aborde Barcelona, as “bravas” estarão presentes. Bravas são batatas fritas em cubos e servidas com um espesso e muito picante molho, ou salsa em espanhol, que dá o nome à especiaria. Esse molho é tão forte que é impossível comê-lo sem uma sangria, bebida feita de vinho e frutas típica da Espanha como um todo, a acompanhar.

Uma pratica comum também em Barcelona e em toda a Cataluñia é voltar das festas com o sol raiando. Nesse horários as confeitarias e padarias, que se chamam em catalão de patisserias, já estão abertas e os festeiros podem matar a sua fome com o típico churros. O churros, diferente do Brasil que é servido com recheio dentro, em Barcelona são pequenos pedaços de massa frita, muito gordurosa, servidos acompanhados por um chocolate quente e espesso. Toda essa gordura e doce justifica o por que de ser a comida preferida dos notivagos festeiros barcelonetas.

A paelha, o jamon e as tapas, encontradas em toda a Espanha, tem algumas sutis diferenças quando servidos em Barcelona, por tanto vale também a pena conferir essas especiarias nas terras catalãs.

A bebida mais típica de barcelona são as “Cavas”, são espumantes muito leves e delicados produzidos nas regiões próximas à cidade e acompanham qualquer comida catalã. Ao mesmo tempo que são perfeitos para amansar o picante das “bravas” são também maravilhosas quando consumidos para acompanhar uma boa paelha ou até mesmo para iniciar a noite com as tapas de queijos, salames e jamons.

Algo também que quem vai a esta maravilhosa cidade não pode deixar de provar são os sucos e frutas da Bocheria, o mercado municipal da cidade que se localiza no meio das grandes Ramblas. Por volta das 18h, todos os dias, os comerciantes destas frutas, passam a fazer sucos com elas, sucos esses de misturas inusitadas e sempre deliciosos. Além disso, as frutas, depois desse horário passam a ser vendidas com preços sempre mais baixos, a fim de que sejam consumidas todas no mesmo dia. É uma experiência única apreciar essas frutas e sucos, principalmente porque são mesmo muito baratos.

Desta forma, é recomendado a quem queria conhecer bem e por completo a maravilhosa cidade de Barcelona, a cidade da liberdade e da multiculturalidade, que Woody Allen escolheu para filmar o famoso filme “Vicky Cristina Barcelona”, aproveitar para provar essas especiarias que dão gosto especial à viagem.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *