Desabilitar habilitar macros Excel 2003 XP e outros

|

É comum os usuários mais leigos terem diversos problemas ao utilizar as inúmeras ferramentas de informática, e uma dúvida comum é de como desabilitar ou habilitar macros no excel 2003, xp e outras versões, pois a opção de habilitar ou desabilitar macros nas diferentes versões é bem semelhante.

Macro, na Ciência da Computação, é uma abstração que define como um padrão de entrada deve ser substituído por um padrão de saída, de acordo com um conjunto de regras.

Fonte: Macro via Wikipedia

Então vamos ao que interessa, que é habilitar e desabilitar o nível de segurança de macros no excel.

O procedimento, abaixo foi executado no Excel XP, mas é muito semelhantes para outras versões conforme comentei anteriormente.

Com o Excel aberto, você deve ir no menu “Ferramentas -> Opções”.

Neste momento irá abrir uma nova janela com várias abas, agora você deve clicar na aba “Segurança”, nesta tela você deve clicar no botão “Segurança de Macros” localizado no lado direito inferior.

Será exibida uma tela semelhante a essa abaixo:
macros excel 2003-2007
macros excel 2003-2007
Como e possível observar, você tem três opções, alta média e baixa, eu recomendo deixar a opção média selecionada, pois caso você venha abrir um arquivo do excel que contenham macros, será exibido um alerta, se você deseja continuar a visualizar o arquivo ou não.

Já caso você selecione a opção alta quando algum arquivo do excel contem macro você não irá conseguir abrir o arquivo, e caso deixe em baixo, nenhum alerta será exibido, porém essa opção pode acabar trazendo riscos, pois caso você receba algum arquivo em excel não saberá se eles possuem macros ou não, e como sabemos é possível existir vírus de macros que podem infectar seu computador.

Bem, é isso espero que esse simples tutorial possa ser útil e ajude você a habilitar e desabilitar os macros do seu excel.

Qualquer dúvida fique a vontade em enviar seus comentários!



Navegue:
Sem comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *