Desligar ou reiniciar computador remotamente prompt

|

Aprenda como utilizar comando via prompt do dos para reiniciar e desligar remotamente um computador na mesma rede ou até mesmo pela internet.


A dica deste artigo é voltado para quem esta iniciando na área de suporte em informática, pois quem trabalha com suporte, seja técnico ou analista de suporte, sabe da importância e da necessidade muitas vezes de desligar ou reiniciar um computador remotamente via prompt de comando.

Pois muitas vezes você acaba perdendo a conexão com o equipamento, e sem ninguém por perto para que possa realizar o restart manualmente, nestes casos um restart remoto se faz necessário.

E reiniciar um computador remotamente via prompt de comando é super simples, basta você acessar o “dos”, prompt de comando, caso não saiba, basta clicar em “Iniciar”, “Executar”, e na caixa você deve digitar CMD, e depois em OK, em seguida será aberto o prompt de comando.

O comando utilizado para realizar o restart é o “shutdown”, você deve digitar o comando sem aspas, ao digitar somente shutdown, será exibido os parâmetros disponíveis para este comando, abaixo segue eles:

Sem args > Exibir esta mensagem (o mesmo que -?);

-l > Exibir interface GUI; deve ser a primeira opção;

-s > Desligar o computador;

-r > Desligar e reiniciar o computador;

-a > Anular desligamento do sistema;

-m \\computername > Computador remoto a ser desligado/reiniciado/anu
lado;

-t xx > Definir tempo limite para desligamento como xx segundos;

-c “comment” > Comentário sobre desligamento (máximo de 127caracteres);

-f > Força o encerramento da execução de aplicativossem avisar;

-d [u][p]:xx:yy > Código de razão para o desligamentou é o código de usuário p é um código de desligamento planejadoé o código de razão principal (número inteiro positivo menor que 256) yy é o código de razão secundário (número inteiro positivo menor que 65536);

Agora que você sabe um pouco mais sobre os parâmetros do shutdown, vamos ao que interessa!

Reiniciar computador remotamente com shutdown

Sabendo os parâmetros necessários é simples, basta abrir o prompt de comando, e escrever o seguinte comando:

shutdown -r -m \\ip ou nome do computador que quero reiniciar

Agora vamos entender a linha a cima, o shutdown é o comando, o -r diz para reiniciar o computador, caso quisesse somente desligar você deveria utilizar o -s.

O -m é necessário para dizer qual o equipamento remoto que você quer desligar, para reforçar este exemplo, digamos que você quer reiniciar o equipamento de ip 1.0.0.50 da sua rede, então você deve executar no prompt de DOS:

shutdown -r -m \\10.0.0.50

Após executar o comando acima, irá aparecer uma mensagem no computador de ip 10.0.0.50, informando que ele esta sendo reiniciado em 20 segundos.

Vale lembrar que para o comando shutdown funcionar, é necessário que você tenha acesso de administrador no equipamento que esta tentando reiniciar remotamente, caso contrário terá o acesso negado.

Bem, é isso, agora é com você! Faça testes e “brinque” com os parâmetros acima, pois é possível enviar mensagem personalizada para a estação, assim como definir o tempo em que o equipamento irá reiniciar.

Qualquer dúvida, fiquem a vontade em enviar seus comentários!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *