Dia da Abolição da escravatura-Lei áurea-Princesa Isabel

|

Conheça um pouco mais a respeito do fim da escravidão no Brasil e a liberdade para milhares de pessoas.


A exatos 121 anos atrás a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que tornou a abolição da escravidão no Brasil, por esse motivo a Lei Áurea é um grande fato na história de nosso país.

E o interessante é a quantidade de pessoas, na maioria estudantes creio eu, que buscam informações e até mesmo resumos sobre a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, acredito que o motivo seja referente a trabalhos e provas escolares, pois esse assunto é um prato cheio para os professores, em especial para a disciplina de história.

E como o assunto é Lei Áurea, segue abaixo a lei nº 3.353.

Declara extinta a escravidão no Brasil:

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente.
Rodrigo Augusto da Silva

Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sancionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara. Para Vossa Alteza Imperial ver. Chancelaria-mor do Império.- Antônio Ferreira Viana.

Fonte:Wikipédia

Bem agora que você está sabendo um pouco mais sobre a Lei Áurea, e as conseqüências dela para o Brasil naquela época, que tal deixar seu comentário a respeito da escravidão, pratica essa que infelizmente até hoje existe em algumas regiões do Brasil, conforme já noticiado várias vezes na tv.

Pois nada mais triste e degradante que a escravidão na minha opinião, pois acredito que ninguém tem o direito de ser “dono” de alguém, o homem nasceu para ser livre, trabalhar e receber um salário digno e justo pelo seu trabalho.



Navegue:
4 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *