Dicas de ferramentas para suporte e acesso remoto

|

Existem inúmeros softwares que auxiliam profissionais da área de tecnologia da informação a auxiliares clientes distantes geograficamente.


Neste post vou comentar sobre algumas ferramentas de acesso e suporte remoto que eu conheço e já utilizei, além é claro de abrir espaço para todos que queiram deixar seus comentários, dicas, dúvidas e informações a respeito de softwares/ferramentas para acesso e suporte remoto.

Quem trabalha na área de suporte, seja como analista de suporte ou como técnico de suporte, sabe muito bem o que é o famoso acesso remoto, diga-se de passagem o acesso remoto é um das principais ferramentas para quem trabalha com suporte a usuários, pois com o acesso remoto é possível ganhar tempo, agilidade e diminuir gastos de deslocamento e pessoal.

E para você que não sabe o que é o acesso remoto, eu vou trazer abaixo uma explicação rápida e clara.

O que é acesso remoto? Acesso a distância de um pc
Acesso remoto é quando acessamos um computador ou outro aparelho elêtronico a distância, podendo este equipamento estar na nossa sala ao lado ou então milhares de quilometros a distância.

Por exemplo quando um hacker invade um equipamento, ele na verdade esta realizando um acesso remoto não autorizado no equipamento.

Atualmente existem inúmeras ferramentas para acesso remoto, algumas mais conhecidas, outras nem tanto, algumas gratuitas outras pagas, abaixo segue um lista e alguns comentários de ferramentas para suporte remoto que eu já utilizei.

– PCanyWhere, é uma ferramenta desenvolvida pela Symantec, ou seja não é gratuita e requer licença para utilização, confesso que é uma das melhores ferramentas para acesso e suporte remoto que eu já utilizei, é rápida e muito eficiente, o sistema de envio de arquivos para o computador remoto funciona muito bem, além de continuar a transmissão do arquivo de onde parou em caso de perda de conexão.

– SystemWalker, é desenvolvida pela Fujtisu, é uma boa ferramenta para suporte remoto, geralmente vem agregada ao software que realiza inventário de software e hardware do equipamento, no entanto dependendo da qualidade da conexão(conexões de baixa velocidade) com o equipamento remoto torna-se mais lenta que o PcAnyWhere, o sistema de envio de arquivos da versão que eu utilizei não continuava o upload/download de onde parou em caso de perda de conexão.

– Tivoli, é uma ferramenta de suporte remoto desenvolvido pela IBM, para utilização é necessário que os equipamentos possuam instalados os chamados end point’s, é necessário realizar autenticação via web, inserir o número do “end point” do equipamento que será realizado o suporte remoto e aguardar alguns segundos, é uma boa ferramenta, no entanto em alguns casos o primeiro acesso remoto a uma estação pode ser um pouco mais lento e demorado que o normal.

– VNC, é uma ferramenta gratuita, que utilizei muito na época da faculdade para acesso e suporte remoto a amigos e conhecidos, atualmente nem sei em qual versão esta, na época que utilizei não tinha função de envio de arquivos para a máquina remota, nem o envio de teclas de atalhos, no entanto o VNC é uma ótima ferramenta muito rápida e pratica.

– Conexão de área de trabalho remota, ou terminal service(se bem que o terminal service e a conexão de área de trabalho são duas coisas distintas, mas enfim…), é uma ferramenta para acesso remoto que vem com o próprio WindowsXp, é bastante rápida e pratica, principalmente para acessos remotos rápidos.

Bem amigos é isso, essas são algumas das ferramentas de acesso remoto que eu já conheci e utilizei, agora é com vocês, deixem seus comentários a respeito as suas experiências com softwares de acesso e suporte remoto.



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *