Dicas e macetes para compartilhar uma impressora instalada no windows em uma rede local

|



Aprenda neste artigo passo a passo como compartilhar uma impressora instalada no Windows em uma rede local.


Realmente realizar a instalação e compartilhamento de uma impressora em uma rede local utilizando o sistema operacional Windows é uma tarefa relativamente fácil, porém para pessoas mais leigas tal assunto parece algo de outro mundo, totalmente inacessível, e pensando nestas pessoas resolvi escrever este artigo, para ajudar você que tem uma pequena rede local em sua casa ou escritório e quer compartilhar os recursos de impressão de forma rápida e fácil.
Para dar inicio nesse tutorial, eu estou considerando que você já tem a impressora instalada localmente em um computador e sua rede local está funcionando corretamente.

1 – Passo compartilhar a impressora local:
Para isso você deve acessar o painel de controle ( INICIAR->Configurações-> Impressoras e Aparelhos de Fax)
impressora01.JPG
Após clicar em Impressoras e aparelhos de Faz irá abrir uma nova janela listando todas as impressoras instaladas no seu computador, agora basta você clicar com o botão direito sobre a impressora que deseja compartilhar.
impressora02.JPG
Após clicar em compartilhamento irá aparecer a janela abaixo:
impressora03.JPG
Você deve marcar o item “Compartilhar esta impressora” e atribuir um nome para ela, por exemplo “Impressora Escritório”.

2 – Passo: Instalar a impressora no outro computador na rede:
Para instalar a impressora compartilhada em outro computador da rede é super simples, eu diria que uma vez a impressora compartilhada corretamente a instalação seria a parte mais fácil de todas.
Bem vamos lá agora no outro computador você deve abrir o meu computador, e digitar no caminho o nome ou ip do computador no qual ela esta instalada.
Para isso digite \\nome_do_computador\ e pressione ENTER.
impressora04.JPG
Nesse momento você estará listando todos os recursos compartilhados no computador de destino, você irá observar que entre os recursos estará a impressora que você acabou de compartilhar.
Agora para realizar a instalação basta você dar dois cliques na impressora e seguir os passos normais de instalação.
Obs.: Caso você não saiba o nome do computador no qual você compartilhou a impressora, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador na área de trabalho, depois em Propriedades, vai abrir uma janela nesta janela clique na aba Nome do computador, logo abaixo será mostrado o nome do computador.

Bem amigos seria isso qualquer dúvida deixem seus recados.




Navegue:
12 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *