Dicas e macetes para recuperar CD-DVD danificados, riscados ou com problemas

É possível recuperar um CD ou DVD riscado utilizando uma técnica muito simples com pasta de dente confira como neste artigo.

Há alguns dias atrás precisei recuperar um Cd que estava complemente danificado, com inúmeros riscos e até mesmo “furado” (com a película solta), no entanto no meu caos eu não fui muito feliz, pois a trilha 0 “zero”, onde é iniciado a gravação do CD se encontrava danificado, desta maneira não foi possível proceder com a recuperação.

No entanto um outro cd que se encontrava bastante riscado, com riscos profundos, foi possível a leitura dos dados do mesmo utilizando pasta de dentes, isso mesmo, pasta de dentes, essa é uma dica muito divulgada na internet, no entanto eu nunca tinha realizado testes para comprar a eficácia.

A maneira que eu realizei o “polimento” com a pasta de dente, foi da seguinte maneira:

- Aplique a pasta de dente na superfície de leitura do CD;
– Com uma pano limpo eu realizei o polimento do CD em movimentos circulares;
– Após lavei o mesmo com água corrente;

Parece mágica, mas foi possível ler partes do CD que anteriormente eram inacessíveis, você pode aplicar o mesmo processo para DVD’s que estejam riscados ou com problemas de leitura.

Vídeo com o passo a passo

É uma dica simples porém útil para você que busca alternativas para recuperar e restaurar informações como fotos, vídeos e documentos de seus CD’s e DVD’s que estão com problemas de leitura ou danificados.

Vale lembrar que caso o cd ou dvd esteja muito danificado, existem chances de você não ter sucesso utilizando esta técnica, mas como sempre digo, se você não tem mais nenhuma escolha não custa tentar, pois em todas as vezes que precisei consegui recuperar o que precisava sem problemas!

Boa sorte na recuperação deles.



Navegue:
213 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *