Dicas, macetes e “remédio” para parar de soluçar

Confira neste artigo algumas soluções caseiras que podem ajudar a parar de soluçar e resolver rapidamente o problema.

Quem nunca passou uma certa vergonha algum dia na vida, por que no momento errado e na hora errada começou a soluçar?

Realmente é uma situação incomoda, principalmente quando o soluço (popular “jojoca” para os mais antigos e no interior) começa e seus amigos estão por perto, todos começam rir, e palpites e dicas de remédios para a “cura” do soluço partem de todos os lados, chega um momento que você não sabe o que te incomoda mais se é o soluço ou os palpites dos seus amigo.

Mas bem voltando ao assunto de soluço o TudoLink aqui resolveu deixar dicas infalíveis para você acabar rápido e de vez com o seu soluço que aparece nas piores horas, as dicas são “receitas” caseiras que eu lembro que minha avó falava.

Receita e dica da vovó 01 – Água:
Tomar vários goles de água, é um santo remédio e acaba rapidinho com o soluço;

Receita e dica da vovó 02 – Açúcar:
Colocar uma colher de chá de açúcar na boca e deixa ela derreter aos poucos na boca;(diabéticos esqueçam essa solução :-));

Receita e dica da vovó 03 – Respiração:
Respirar fundo e tentar segurar a respiração por até três soluços (alguns segundos). Eu disse tentar, nada de querer virar super homem e acabar desmaiando por ficar muito tempo se respirar.

Bem essas foram algumas dicas e macetes para parar de soluçar rapinho, caso você conheça mais alguma não deixe de postar!

E como o TudoLink também é cultura, resolvi buscar uma explicação científica para o fato, e segundo a Wikipédia, o soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico. Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido. Geralmente é benigno e auto-limitado, mas pode ser sintoma de uma doença crônica e necessitar de tratamento. Apesar de relatos anedóticos, o soluço em si não é fatal. O soluço benigo que geralmente sofremos, pode ser resolvido com a interrupção do ciclo respiratório segurando por alguns segundos a respiração. Fazendo isto, o diafragma será forçado a voltar a funcionar juntamente com a respiração e o soluço passa.

Olha só, a dica da vovó de prender a respiração tem algum cunho científico. :-)

Por isso eu digo, nunca duvide das receitas e dicas “malucas” da sua avó.



Navegue:
34 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *