Dicas recorrer multas de trânsito – Detran

Todo cidadão que foi multado por qualquer motivo, tem o direito a defesa e a recorrer da multa, neste artigo vamos trazer diversas informações sobre o assunto e como proceder para tentar anular multas de transito que você julga que foram aplicadas de forma incorreta.

Anda revoltado com as multas que tem levado injustamente?

Pois bem não se desespere tanto, se foi acha que foi multado injustamente (eu disse injustamente :-), você pode recorrer contra tal punição.
multa de transito
É comum em alguns casos o motorista receber multas que podem ser facilmente justificáveis, e se você acredita que por algum motivo a multa que você levou seja justificável, não deixe de recorrer, pois além de você economizar alguns reais, você evita a perda de pontos da sua carteira, que como todos sabemos se atingir 20 pontos, você perde a carteira e o direito de dirigir.

Primeiramente pra solicitar o cancelamento da multa você deve entrar com recurso, em primeira instância, no órgão que aplicou a penalidade, pois cada órgão possui uma Junta Administrativa de Recursos e Infrações conhecida também pela sigla JARI.

Segue algumas dicas para solicitar o cancelamento de uma multa:

– Explicar a sua versão sobre o fato;
– Anexar documentos se possível que confirme sua versão;
– Solicitar que o órgão de fiscalização apresente fotografia que comprove a infração;
– Comprovante de estacionamento pode ser usado como prova de que o veículo não estava no local da infração;
– Comprovante de conserto em oficina ou de viagem longe do local da multa também são sugestões possíveis de documentos usados na contestação de multas;
– Não esquecer de seus dados pessoais como:nome, endereço, telefone do motorista e/ou proprietário do automóvel autuado, bem como os dados do veículo e os dados da multa;
– Documentação necessária: de fotocópia dos seguintes documentos: CPF, carteira de habilitação, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e notificação da multa.
– O recorrente pode entregar a documentação pessoalmente, ou pelo correio, no endereço que consta na própria multa.
– O prazo máximo para entrar com recurso é de 30 dias após o recebimento da infração.
– Outra dica, caso você tenha dificuldades em fazer a sua justificativa(defesa), peça ajuda a algum amigo que já tenha a feito ou ao seu advogado de confiança para te ajudar com a sua alegação.

Dicas em vídeo

Maiores informações você pode encontrar no site do Detran em denatran.gov.br/detran.htm e seguir as informações e orientações lá existentes.



Navegue:
267 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *