Disquete de boot para refazer MBR trilha zero

|

A dica de hoje que você vai ler neste artigo é sobre como criar um disquete de boot e refazer o MBR, o que muito chamam de trilha zero.

E para você que não sabe o que é MBR eu explico, MBR quer dizer “Master Boot Record”, e é no MBR que temos informações da estrutura organizacional do disco/hd.

E quando acontece de você “perder” o MBR, o sistema operacional que você está utilizando não consegue inicializar.

Sendo necessário você reconstruir o MBR, e essa tarefa não é tão complicada, e para isso você precisa ter um disquete de boot do Windows 98, que tenha o scandisk, então vamos ao passo a passo de como fazer um disquete de boot sem ter o Windows 98 e como refazer o MBR.

– Criar um disquete de boot do Windows 98, caso você não possua um disquete, basta baixar esse executável para criar um disquete de boot do win98.

– Com o disquete de boot em mãos, basta inserir o disquete no seu computador e forçar o boot por ele, caso não saiba como fazer, recomendo a leitura do artigo sobre como forçar o boot pelo cd-rom, pois a idéia para mudar o boot pelo disquete é o mesmo, basta deixar em primeiro lugar a opção de disquete no lugar do cd-rim.

– Após conseguir realizar o boot com seu disquete do windows 98, você terá um prompt de comando, basta digitar scandisk /mbr e aguardar alguns segundo, geralmente não exibida nenhuma mensagem, voltando para o prompt, agora basta remover o disquete do driver A e reiniciar o seu computador.

Caso o seu problema seja relacionado com algum setor defeituoso no MBR esse passo a passo que você acabou de ler, será o suficiente para resolver o problema, caso após reiniciar o computador, o problema persistir você deverá investigar melhor e seguir outros caminhos para tentar uma solução.

Qualquer dúvidas fiquem a disposição em deixar seus comentários.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *