Documentário José e Pilar

|

O primeiro prêmio Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago, que morreu na metade deste ano, foi contemplado com um documentário de Miguel Gonçalvez Mendes.

José Saramago faleceu com 88 anos de vida no meio deste ano de 2010, em sua casa nas ilhas Canárias, onde vivia com sua esposa. Sua morte foi sentida em todo Portugal, mas não só. Era um homem critico, que não tinha bom reconhecimento perante a Igreja, em vista de seus livros provocativos, no entanto seu trabalho é de grande primor.

O documentário retrata a concepção do livro “A Viagem do Elefante”, em que José e sua esposa e sempre companheira, Pilar Del Rio, tem de viajar muito para atender a todos os compromissos do recente Premio Nobel, recebido em 1998. No entanto, o documentário tem como principal material a relação de amor do casal, retratada a partir do seu cotidiano.

As cenas são de tomadas caseiras em sua maioria, ou então de extractos de vídeos feitos antes da morte do escritor. O documentário conta ainda com a presença de Fernando Meirelles como ator. Grande amigo de José.

Em Curitiba, infelizmente, o documentário, de 2h de duração, só está sendo exibido no cinema do Shopping Crystal. Vale a pena conferir!

Se você já viu o documentário compartilhe sua opinião. E quais livros de Saramago mais gostou?



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *