Dólar vai subir ou baixar em 2015?

|

Em ano eleitoral muitas dúvidas pairam sobre a economia entre elas esta a questão do cambio, especialmente a cotação do dólar em relação ao real.


Quando o assunto é economia de um país, seja ele o Brasil ou outro qualquer, existem inúmeras variáveis e índices que devem ser analisados, e não algo isolado, uma vez que a economia é como a engrenagem de uma máquina, é necessário que cada ponto dessa engrenagem esteja ajustado para que a mesma funcione com perfeição, visto que basta um detalhe para que aconteça um descompasso e toda a maquina, no caso a economia entre em colapso.

Mas não entrando mais afundo no assunto economia, vamos focar neste artigo algo bem específico, que é o cambio, mas em específico o preço do dólar, que como sabemos afeta diretamente a industria, o comercio e as pessoas de modo em geral, uma vez que com o real valorizado a industria exporta menor, por outro lado o comercio importa mais e as pessoas tem um melhor poder de compra lá fora, ao contrário, com dólar mais valorizado facilita as exportações, porém dificulta a importação de produtos de outros países e com isso diminui a concorrência interna, podendo gerar até mesmo a inflação.

Enfim, como podemos perceber é necessário que o valor do dólar possua um equilíbrio, para que possa satisfazer todos os lados da melhor maneira possível.

E para o ano de 2015, muitos especialistas comentam que será um ano de ajustes na economia brasileira independente de quem ganhe as eleições, e neste cenário existe uma especulação muito grande a respeito de qual caminho o dólar irá tomar, se continuará com a cotação atual, se vai baixar ou subir.

Pelo cenário atual, e comentários de muitos economistas e especialistas no assunto, tudo indica que em 2015 o dólar possivelmente terá uma cotação mais elevada, principalmente pelo fato do Governo Americano ter sinalizado que estará aumentando suas taxas de juro por lá, e irá recolher boa parte do bilhões de dólares que eles colocaram no mercado depois da crise de 2008.

E caso isso realmente venha a acontecer, possivelmente terá uma corrida de investidores tirando seus investimentos de países emergentes como o Brasil e migrando para os EUA.

Mas claro isso tudo são hipóteses, uma vez que não sabemos como a equipe econômica da próxima gestão aqui no Brasil em 2015 irá trabalhar em relação ao cambio, se irá intervir ou não de alguma forma para conter a alta da moeda e segurar a sua cotação.

Porém se tivesse que fazer uma aposta, com certeza apostaria na alta do dólar em 2015!

E você o que acha do assunto, qual a sua opinião? Deixe seus comentários e participe, e lembre-se que esta publicação é apenas um comentário a respeito do assunto, não sendo assim nenhum tipo de indicação ou recomendação econômica.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *