É do meu tempo – Monareta a Harley Davidson das bikers!

|



Para muitos a lendária Monareta que fez a alegria de muitas crianças é considera a Harley Davidson das bicicletas.


monareta_1978.jpg
Para continuar a série de artigos sobre “É do meu tempo”, hoje resolvi falar um poquinho sobre a velha e boa Monareta considerada por muitos uma das bicicletas mais rídiculas e feias de todos os tempos, porém dona de um conforto e praticidade únicos, além de ser comparada com a super moto HARLEY DAVIDSON devido ao seu guidão todo “estileiro”.

Minha hitória com a Monareta , foi a seguinte, com 6 anos de idade eu ganhei minha primeira bike, isso lá pelos anos de 1989, uma Monareta ano 1982 usada meio acabadona mas afinal era uma bicicleta, minha “liberdade” pelas ruas da pequena cidade de Rio Azul, estavam garantidas. Com certeza fiquei muito feliz com o presente afinal o sonho de ter uma bicicleta se tornava realidade, porém ao mesmo tempo a minha Monareta se tornou o “patinho feio” perante as bicicleta dos demais amigos, a maioria tinha as chamadas “Caloi Cross” as top da época, guidão reto toda esportiva, mas eu não desanimei junto da minha Monareta superamos os preconceitos e obstáculos ou melhor nem todos, pois colecionei vários tombos com ela querendo rampar, as boas e velhas rampas feitas com tijolos e tábua(quem não fez isso quando criança).
Porém em 1998, eu troquei minha Monareta por uma Caloi 10, raridade que possuo até hoje e gosto muito, mas triste por ter deixado partir minha primeira bike e lendaria Monareta.

Mas bem vamos falar um poquinho da Monareta, pois já estou sentindo saudades da danada e se você teve uma e estiver lendo esse texto com certeza sentirá também.
Como foi díficil achar textos e artigos relacionados sobre a magrela, a maioria das informações serão relatadas dos anos felizes que andei nessa bike.

– História:
A Monareta surgiu como reação da Monark ao sucesso estrondoso da Berlineta Caloi, no início da década de 70. Gerou uma briga de “quem é melhor?”, tendo ambas,até hoje, seus fã-clubes.

-Pós:
Confortável;
Banco e guidão regulavéis manualmente;
Proteção da coroa dianteira;
Leve nas subidas e ótima para atingir velocidade, pois sua coroa dianteira é grande, sendo maior que das outras bicicletas da época;
Garupa;
Alguns modelos era possivel desmontar ao meio facilitando o transporte;

-Contra:
A mola do selim que vivia caindo;
Barrulho da mola do selim, quando você andava em trechos esburacados;
O freio de pé, no caso da corrente cair você fica sem freio;
Visual não muito moderno se comparado com outras bikes da época;

Enfim, esse foram alguns detalhes da lendária Monareta, feliz quem na infância pode passear pelas ruas e fazer “rachas” de bike com outros amigos e mais feliz ainda quem teve uma Monareta!
Então se você deve um Monareta ou outra raridade deixe seu comentário e seu testemunho aqui no SIM!




Navegue:
41 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *