Eclusa o que é?


A pouco assistir uma reportagem falando sobre Eclusa, e como a muito tempo não ouvia falar nesta palavras, a não ser nas aulas de geografia na infância, achei interessante escrever sobre o que é uma Eclusa de uma forma simples e resumida e também um vídeo que encontrei no youtube para você poder entender melhor o que é uma eclusa.

O que é uma eclusa?
Para você entender melhor, uma eclusa nada mais é que um “elevador” que ajuda as embarcações subir ou descer de um nível a outro do rio ou mar, para ajudar, vamos imaginar uma cachoeira, como você pode imaginar é impossível um barco descer ou subir uma cachoeira ou uma hidrelétrica, pois a diferença de nível é grande, então para resolver esse problema existem as eclusas, onde as comportas enchem ou esvaziam de água até chegar ao nível ideal para que a embarcação possa seguir viagem, funcionando como um elevador como já citado.

Importância das eclusas:
As eclusas são de fundamental importância para o transporte marítimo, pois com elas é possível vencer grandes obstáculos impostos pela natureza(quedas, cachoeiras, desníveis) ou que foram construídos pelos homens como no caso das hidrelétricas, ajudando assim o transporte marítimo/fluvial economizando tempo e dinheiro caso a eclusa não existisse, visto que as embarcações deveriam percorrer outro caminho ou seria inviável a utilização do rio para o transporte fluvial.

No vídeo abaixo você pode conferir um vídeo bem legal que encontrei no youtube que explica bem como funciona uma eclusa e completa a explicação que dei acima.

Vídeo:BARRA BONITA o fenomeno da eclusa

Via Youtube by celsodosax

Bem, agora você já sabe um pouco mais sobre as eclusas e importância dela para transpor obstáculos em rios e mares! Qualquer dúvida deixe seus comentários!



Navegue:
5 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *