Emprego-Como pedir demissão ao seu chefe?

|

Um momento muito difícil na vida profissional é informar da sua saída ao recursos humanos da empresa onde trabalha.


Conseguir um bom emprego nos dias atuais esta cada dia mais difícil e complicado, pois a concorrência cresce a cada dia e os salários diminuem na mesma proporção, mas e quando o assunto se inverte, e no lugar da necessidade de encontrar um novo emprego você quer e precisa pedir a conta, ou seja pedir demissão do seu emprego atual, nestes casos, como tratar o assunto juntamente com o seu chefe?

Como pedir a demissão sem queimar o filme e não fechar as portas da empresa que te acolheu algum tempo atrás?

Falar pessoalmente

Quando o assunto é pedir a conta se você trabalhar na mesma cidade ou em alguma cidade próxima, nada de fazer isso por e-mail ou telefone, marque um horário com seu chefe para conversar sobre o assunto, somente anuncie o seu pedido de demissão por telefone ou e-mail quando não for possível essa conversa frente a frente com o seu superior.

Sinceridade com o chefe

E neste momento delicado, no qual você precisa pedir a demissão o melhor a fazer a calma e o bom senso, e acima de tudo ser sincero com o seu chefe ou superior imediato, abrir o jogo para ele, comentar os motivos que o levou a pedir demissão.

Seu superior deve sempre ser o primeiro a saber da sua decisão de sair da empresa, por isso evite fazer comentários com demais colegas antes de falar diretamente com ele, afinal não seria nada interessante ele saber do seu pedido de demissão por outras pessoas.

Transição

Dependendo do cargo e função que ocupe na companhia, muitas vezes é necessário fazer um processo de transição das suas funções e atribuições para outro profissional da empresa.

Neste momento é necessário agir com profissionalismo, não sonegar informações e tentar ajudar da melhor forma possível, para que a empresa não venha sofrer tantos os impactos da sua saída, e desta forma você também estará mostrando que é um profissional comprometido e com certeza será lembrado sempre pelos seus colegas de trabalho e chefe por ter uma postura pró-ativa.

Saindo pela porta da frente sempre

No momento de sua saída definitiva, não deixe deixe de agradecer seus colegas de trabalho pelo tempo que passaram juntos e também ao seu chefe, pela oportunidade que você teve.

Forneça a seu ex-chefe e aos demais colegas o seu e-mail de contato juntamente com o seu número de telefone atualizado e deixe claro que caso precisem entrar em contato contigo referente a alguma dúvida ou possível pendência que ainda venha existir você estará disposto em tentar ajudar no que for possível.

Mais um detalhe bastante importante, na sua saída evite fazer comentários negativos e críticas a respeito da empresa, do ex-chefe ou até mesmo de algum ex-colega com que você não se dava muito bem, afinal o mundo da voltas e aquele ex-colega ou ex-chefe que você não gosta e considera chato por exemplo, pode vir a se tornar seu superior no futuro em alguma outra empresa, por isso é sempre importante se conter e não exteriorizar certos pensamentos e opiniões, principalmente quando se esta deixando a empresa.

Como vemos neste artigo, pedir demissão do emprego atual não é assim tão difícil e muito menos complicado, basta fazer da forma correta, para evitar que possíveis oportunidades venham a ser fechadas no futuro.

E tenha certeza que é mais fácil e simples pedir a conta de um emprego do que achar uma nova oportunidade de trabalho especialmente quando se esta desempregado.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *