Espaço em disco insuficiente pode ser vírus

|

Um erro muito comum em computadores é a falta de espaço em disco, que em alguns casos pode tratar-se de um vírus que esta gerando arquivos desnecessários no HD.


Hoje um amigo entrou em contato comigo pedindo ajuda, pois segundo ele o seu computador que tem um hd de 120 gb estava apresentando mensagem de espaço em disco insuficiente sem que ele lembre de ter colocado arquivos grandes, ou seja ele não tinha ideia do motivo que estava levando a deixar seu HD lotado.

E como acredito que muitas pessoas possam estar enfrentando problemas semelhantes, achei interessante publicar aqui as dicas que passei ao meu amigo, que podem ser super uteis para você também.

HD enchendo sem motivos aparentes
Primeiro passo: Se você não tem ideia do motivo que seu hd esta enchendo e retornando mensagem de espaço insuficiente, o primeiro passo é fazer uma busca referente aos últimos arquivos modificados, e isso é super simples, bastas acessar INICIAR -> Pesquisar -> Arquivos ou pastas

No lado esquerdo clique em “Todos os arquivos e pastas”, agora você deve configurar a busca conforme a tela a baixo:
buscar-arquivos-data

Como você pode perceber na imagem acima, você deve marcar a opção “Especificar datas”, e então marcar a data do dia atual, para saber o que esta sendo criado ou modificado no seu computador atualmente.

O segundo item importante é você clicar em “Mais opções avançadas”, e deve marcar os seguintes itens:

“Pesquisar pastas do sistema”;
“Pesquisar arquivos e pastas ocultos”;
“Pesquisar subpastas”;

E por fim clicar em pesquisar!

Será listado no seu equipamento os últimos arquivos criados e modificados no seu HD, inúmeros arquivos serão listados, principalmente os dos sistemas operacional que são acessados e modificados com frequencia, nesta lista de arquivos tente identificar possíveis arquivos estranhos estão sendo criados no seu HD, mas preste atenção e tome cuidado para não achar que arquivos legítimos do sistema são arquivos inúteis, caso tenha dúvidas consulte uma pessoa com mais experiência, para evitar problemas e danificar seu sistema operacional.

No caso do meu amigo, era um vírus que estava criando arquivos a cada minuto com tamanho bem grande, fazendo o seu hd encher, ele então atualizou o seu antivírus e conseguiu remover a praga e depois fez uma limpeza nos arquivo que a praga havia criado.

Segundo caso:É muito comum as pessoas acabaram por engano duplicando pastas e arquivos grandes, com filmes ou músicas, e dependendo do tamanho dos arquivos e do espaço livre do seu HD, isso pode ser o suficiente para acabar com o espaço em disco.

Bem, é isso, espero que essas dicas simples, possam ajudar a você descobrir o motivo de esta com espaço em disco insuficiente.



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *