Exemplo-Como começar uma redação falando sobre mim

Confira neste artigo algumas dicas de como iniciar uma redação falando sobre você, esse tipo de redação é muito comum em entrevistas de emprego.

Nos dias atuais com o avanço da tecnologia, internet, computadores, etc, é inegável que as pessoas estão escrevendo mais, ao menos em frente ao computador, seja para enviar um e-mail, conversar nas salas de bate-papo ou no msn com os amigos, sem contar as milhares de mensagens que as pessoas escrevem nas diversas redes sociais existentes atualmente.

No entanto, quando o assunto é escrever em papel e caneta, é neste momento que o “bicho pega” para muitas pessoas, e não pense você que é somente para quem vai prestar vestibular ou concurso público que as redações são solicitadas.

É muito comum em uma entrevista de emprego, o empregador solicitar que o candidato a vaga faça uma redação simples de algumas linhas com o tema: “quem sou eu”, e como sabemos nem sempre é fácil falar sobre nós mesmos, sendo que o mais difícil para muitas pessoas é começar uma redação falando sobre quem sou eu.

Mas mantendo a calma e refletindo um pouco sobre o assunto percebe-se que esse tipo de redação é bastante fácil de fazer, basta buscar as informações no lugar certo e da forma correta.

E para tentar te ajudar, vou deixar algumas dicas que utilizo quando preciso fazer uma redação deste tipo falando de mim, e por fim um exemplo para tentar esclarecer ainda mais as suas dúvidas

Dicas de como começar uma redação quem eu sou

Livro e monografia
Ninguém nos conhece melhor que nós mesmo, certo? Então porque o motivo de tanta preocupação, afinal falar sobre você mesmo é fácil, porém nem sempre é isso que acontece, segue algumas dicas que são importante ser levantadas antes de iniciar a sua redação.
Imagine que você pudesse observar você como outra pessoa, ou como se você estivesse vendo o seu próprio retrato, analise e de enfase nas suas principais características, sejam elas físicas ou intelectuais;

Ex.: Além da dedicação das tarefas e obrigações profissionais, sempre encontro um pouco de tempo no final do dia para cuidar da minha saúde, fazendo acadêmia(ou outro esporte qualquer que você goste), pois assim mantendo a saúde do corpo em dia sei que posso desempenhar ainda melhor meu trabalho no dia seguinte.

Escreva sobre você de forma detalhada, afinal esse é o propósito deste tipo de redação, quem for ler quer saber realmente como e quem você é.

Ex.: Sou “fulado”, que nasceu no dia “tal”, na cidade “tal”, localizada no “interior ou na capital”, e desde cedo busco conquistar e realizar meus sonhos, e sempre faço a minha parte para atingir o que almejo, porém nem sempre conquistamos aquilo que sonhamos, mas quando lembro que fiz o melhor de mim fico feliz, afinal fiz tudo o que estava ao meu alcance…

Faça comparações entre você e coisas boas que existem no mundo, minimize seus defeitos, e façam eles jogar a seu favor no seu texto.

Ex.: Se pudesse ser um animal seria um “nome do animal”, porque “comente o porque da sua escolha”, tente relacionar esse trecho com o contexto geral da sua redação.
…. Muitas pessoas me chamam de teimoso, por muitas vezes não desistir com facilidade do que quero, mas eu chamo essa teimosia como persistência, pois muitas vezes é necessário ser persistente para vencer na vida, e não é nos primeiros desafios que eu desisto.

Agora que você já tem uma ideia geral do que escrever, vamos a um exemplo que acredito ira ajudar você a fazer a sua redação.

Exemplo de redação quem sou eu

Nascido no interior de uma cidade do Paraná, de família humilde, único filho homem de uma família com duas irmãs, deste cedo tive que trabalhar e ajudar meus pais, e assim aprendi o valor de cada gota de suor, de cada real ganho após um longo dia de trabalho.

Assim como todo garoto da minha idade, tinha como sonho ser um grande jogador de futebol, brilhar no Brasil e no mundo todo, e com isso ganhar muito dinheiro, ficar rico e não ter preocupações com trabalho e muito menos com dinheiro, no entanto, o mundo nem sempre é como a gente quer, e as decepções e frustrações fazem parte do dia a dia e ajudam você amadurecer e melhor como pessoa, mas a maior decepção não esta relacionado a não ter sido jogador de futebol, mas sim pelo fato de nunca ter lutado por esse sonho como deveria.

E com esse exemplo, descobrir a importância de lutar pelo que quer e sonha, por isso hoje me considero uma pessoa determinada, focada e até mesmo teimosa, teimosia essa que consigo utilizar em meu favor transformando ela em força de vontade e persistência.

Assim consegui passar no vestibular e se formar em uma faculdade pública e de qualidade, trazendo neste momento uma das maiores alegrias para a minha vida e para os meus pais.

Apesar dos defeitos que possuo assim como todas as pessoas, tento minimizar tais defeitos com as qualidades que possuo, melhorando a cada dia, considero a minha vida como um rio, que apesar de ser cheio de curvas e obstáculos, consegue sempre vencer todos esses desafios impostos e por fim conquista o mar.

Exemplo em vídeo a quem interessar

Bem amigos, é isso, espero que as dicas e exemplos, que são simples possam ajudar você a se inspirar e criar uma redação bem legal sobre quem é você.

Dicas de como fazer uma boa redação

Quem pretende fazer vestibular sabe da importância da nota da redação na nota final, até mesmo alguns concursos públicos existe a necessidade de fazer uma redação.

Desta maneira saber fazer uma boa redação é de fundamental importância para o sucesso no vestibular ou em concursos públicos.

Primeiramente para poder fazer uma boa redação você tem que treinar e escrever bastante, ou seja, solicite ao seu professor alguns temas de redações para fazer em casa, e solicite a correção dele para saber como você esta aplicando as técnicas e atingiu o tema de maneira correta.

Pois a fuga do tema proposto em uma redação de vestibular geralmente faz com que a nota da redação seja zerada, neste caso como muitos sabem pode significar a reprovação do vestibular, uma vez que não é permitido zerar em nenhuma matéria.

Outra dica interessante, e acredito que a maioria das pessoas já sabe, é que para elaborar uma boa redação é muito importante ler bastante, pois lendo é possível adquirir mais vocabulário e evitar erros básicos no momento de escrever e fazer uma boa dissertação.

Bem é isso, são dicas realmente simples que muitas pessoas que estudam para vestibular já sabem, porém muitas vezes acabam esquecendo de aplicar ou lembram somente alguns dias antes da prova do vestibular ou concurso.

Para quem terá em breve um vestibular ou um concurso onde será necessário escrever uma boa redação, que tal colocar em pratica essas dicas, e começar a ler e escrever mais ainda hoje?

Pois é sempre importante escrever e treinar, uma vez que durante uma entrevista de trabalho, vestibular ou concurso quando venham a pedir uma redação com qualquer tema, você poderá desenvolver com mais tranquilidade e facilidade.



Navegue:
54 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *