Fazer empréstimos ou financiamentos será que valem a pena?

|



É sempre importante muita cautela antes de fazer um empréstimo ou financiamento, pois em alguns casos os juros podem tornar a dívida impagável.


Conversando esses dias com alguns colegas de trabalho sobre carros, modelos, tipos e preços e a dificuldade atualmente de poder adquirir um automóvel, afinal todos sabemos que a quantidade de imposto em um automóvel é algo fora do normal.

Nessa conversa descontraída uma amiga comentou que comprou um Fiesta, quando perguntei como foi a maneira de pagamento ela disse que deu de entrada R$4.000,00 e financiou os outros R$22.000,00 em 60 vezes.

Após ouvir o comentário dela eu sinceramente fiquei perplexo afinal 60 meses são cinco anos pagando um carro, eu nem quis perguntar a ela quais foram as taxas de juros, mas tenho certeza que para um financiamento como este baixas não devem ser.

Analisando a questão dessa amiga minha que financiou o carro em 5 anos, coloco-me a pensar, será que realmente vale a pena cair em financiamentos ou até mesmo emprestar dinheiro para comprar um veículo como foi o caso dela?

Afinal daqui 5 anos o carro que ela estará acabando de pagar não irá valer mais que 60% aproximadamente do valor corrigido que ela pagou, sendo assim no final das contas ela terá pago quase dois carros, contando a taxa de juros e desvalorização do seu automóvel.

Acredito eu que muitas vezes é melhor ficar algum tempo sem o bem, tipo esperar mais alguns meses e dar uma entrada maior do que cair em financiamentos “eternos” ou até mesmo em empréstimos para poder quitar a divida.

Como meu pai sempre diz: “a melhor coisa que tem é comprar a vista”.

Porém nem sempre tal “façanha” é possível não é mesmo?rs :-)




Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *