Formulário-Como justificar o voto-Eleições 2012

|

Saiba como justificar seu voto caso esteja longe ou ausente da cidade onde encontra-se a sua seção eleitoral.


Como todos sabem, existe eleições de 2 a 2 anos, sendo uma para eleger o Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados e outra para a eleição de Prefeitos e Vereadores, porém nesta época de eleição, é comum muitos eleitores não estarem na cidade onde votam, desta maneira é necessário justificar o voto.

Abaixo, segue informações com orientações sobre a justificativa de voto.

– NÃO ESTOU NA CIDADE EM QUE VOTO, COMO JUSTIFICAR MINHA AUSÊNCIA?

Não precisam justificar a ausência nas eleições, os eleitores analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá que justificar sua ausência nas seções eleitorais ou nas mesas receptoras de justificativas. A justificativa deverá ser apresentada em cada turno da eleição.

As mesas receptoras de justificativas também funcionarão no Distrito Federal e nos municípios em que não houver votação em segundo turno.

O eleitor deverá comparecer aos locais destinados ao recebimento das justificativas com o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido e com seu título de eleitor ou documento de identificação com foto (carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira de habilitação, com foto).

Fonte:TSE

Ainda segundo o site do TSE, o eleitor pode obter o formulário de “REQUERIMENTO DE JUSTIFICATIVA ELEITORAL”, gratuitamente nos cartórios eleitorais, internet, locais de votação ou de justificativa (no dia da eleição) e em outros locais autorizados pelo juiz eleitoral.

Para saber mais sobre o assunto e baixar o formulário para justificar o seu voto clique aqui.

Bem amigos, espero que a dica seja útil a todos que terão que justificar o seu voto nesta eleição, e para as pessoas que irão votar e exercer o direito de cidadão de escolher os seus representantes, sejam críticos, analisem bem seus candidatos e escolham a pessoa que melhor irá representar a população.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *