Gravidez e ácido fólico-Benefícios

|

O ácido fólico é um grande aliado das mulheres que estão grávidas ou que desejam engravidar, diminuindo consideravelmente diversos riscos para a saúde do bebê e da futura mãe.


Neste artigo vamos trazer informações importante a respeito do ácido fólico, para quem deseja ser mãe, além de outros detalhes e benefícios que ele trás a saúde de todas as pessoas, por isso dividimos esse artigo nos seguintes tópicos:
Ácido fólico e gravidez;
Benefícios;
Em que alimentos encontrar;
Preço nas farmácias;

Ácido fólico antes e durante a gravidez

mulher-gravida-acido-folicoAs mulheres que estão fazendo planos de engravidar nos próximos meses, ou que até mesmo descobriram a pouco tempo que estão grávidas devem fazer uso do ácido fólico, uma vez que a utilização do mesmo ajuda prevenir anomalias e malformações congênitas, que podem ocorrer nas primeiras semanas de gestação.

Por isso é importante o inicio da utilização do ácido fólico antes mesmo de engravidar, assim a mulher prepara melhor o seu corpo para a futura gestação, o inicio pode ser feito até mesmo de 3 a 12 meses antes do inicio da gravidez.

Importante lembrar que a quantidade de ácido fólico a ser ingerida, antes ou durante a gravidez deve ser sempre recomendada por um médico, uma vez que o mesmo irá solicitar exames para analisar e verificar a quantidade recomendada para o seu caso.

Benefícios do ácido fólico

Além de ajudar a evitar problemas nos primeiros dias de gestação e ser indispensável para as grávidas conforme citado anteriormente, o ácido fólico trás inúmeros outros benefícios a saúde, como no controle da hipertensão, ajuda a manter os espermatozóides saudáveis(informação importante para os homens que desejam ser pais), além de reduzir o risco do mal de Alzheimer e ajudar na prevenção de doenças cardíacas e derrame.

E agora que você esta sabendo de todas as vantagens e do bem que esse ácido trás para a saúde e vida das pessoas, é hora de começar a colocar ele em sua dieta!

Onde encontrar o ácido fólico

Apesar de possuir um nome pouco comum em nosso dia a dia, o ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, sendo uma vitamina solúvel(hidrossolúvel), que pertence ao complexo B.

Por isso é possível encontrar o ácido fólico em diversos alimentos como por exemplo:

– Feijão;
– Espinafre, couve, aspargo, brócolis e demais vegetais de folhas verdes;
– Carnes(Vaca e suína);
– Em frutas como o abacate, maça e laranja.
– Ovos, leite, queijos;

Como vemos a vitamina B9(ácido fólico), esta presente em inúmeros alimentos facilmente encontrados em casa, por isso é importante manter sempre uma dieta balanceada e seguir aquela velha dica dos antigos, que dizem que devemos sempre comer de tudo um pouco, e isso é verdade, afinal é assim que fornecemos ao nosso organismo tudo o que ele precisa.

Em casos específicos como mulheres que planejam engravidar podem fazer um reforço dessa vitamina.

Preço do ácido fólico

É possível encontrar suplemento de ácido fólico facilmente, que como vimos é também conhecida como Vitamina B9, em qualquer farmácia.

O preço do ácido fólico varia entre 7 e 50 reais dependendo do fabricante, tipo(gotas,comprimidos), quantidade e região do país.

Lembrando mais uma vez, que as mulheres que desejam utilizam suplementação de ácido fólico, antes de mais nada devem sempre consultar um médico e realizar juntamente com ele um acompanhamento das reais necessidades e da quantidade certa.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *