IA-Inteligência Artificial-Problema das Moedas

|

Existem grandes desafios na área de sistemas, principalmente quando o assunto é fazer o software aprender a resolver problemas e tomar decisões com IA.


Você que acompanha diariamente o TudoLink lembra que eu comentei alguns dias atrás que irei posta aqui diversos trabalho e artigo que realizei durante a minha graduação, e hoje eu encontrei um problema legal que foi solucionado na disciplina de IA-Inteligência Artificial, espero que gostem.

Problema das 12 moedas:

Identificar entre as 12 moedas a única de peso diferente, sendo esta mais leve ou mais pesada que as demais. Pode-se fazer uso da balança de equilíbrio por no máximo 3 vezes.

Solução:
1° -> Divide o grupo de 12 moedas em dois grupos de seis moedas cada um.

2° -> Pesa as moedas , escolhendo o lado mais pesado, assume-se que a moeda falsa seja ligeiramente mais pesada que as demais.

3° -> Agora teremos 6 moedas dividimos em dois grupos com três moedas cada, e voltamos a pesa-las, agora verificamos qual o lado mais pesado da balança, porem se a balança estiver em equilíbrio quer dizer que foi escolhido o grupo errado de moedas no passo 2 e que a moeda falsa é mais leve , chegamos a conclusão que não existe maneira de descobrir qual é a moeda falsa e também se ela é mais leve ou mais pesada com apenas 3 passagem a não ser que o acaso ajude, exemplo que a gente pegue o conjunto que contem a moeda falsa no 2° passo.

4° -> Se ouve diferença entre os pratos no passo 3 , escolhemos o lado mais pesado novamente, agora temos um grupo com 3 moedas, agora pesarem uma moeda em cada prato , deixando uma de fora, se houver equilibro na balança, quer dizer que a moeda falsa e mais pesada esta fora da balança, e se não houver equilíbrio , a moeda esta do lado mais pesado da balança.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *