Infância-Eu jogava queimada

|



Queimada era uma brincadeira muito conhecida e utilizada na infância das crianças na década de 90.


Ontem a tarde quando voltava para casa após mais um dia de trabalho, eu observei uma cena interessante em uma rua sem saida perto de onde eu moro, crianças jogando queimada, isso mesmo queimada, eu quando criança jogava muito isso com os vizinhos, era diversão garantida e de baixo custo, afinal era necessário apenas uma bola qualquer e algumas pessoas dispostas a se divertir.

E eu que achava que essas brincadeiras que fizeram parte da minha infância a anos atrás não faziam mais parte da diversão das crianças do século 21, vejo que acabei me enganando, ou essas crianças que eu “flaguei” jogando queimada seria apenas uma exceção? Afinal as crianças(meninos e meninas) atualmente preferem passar horas na frente da tv, computadores e vídeo games.

E para você que não sabe o que é jogar queimada, segue abaixo um simples resumo desse “esporte” tão praticado a alguns anos atrás, e com fieis seguidores até os dias atuais.

A queimada funciona da seguinte maneira, um jogador que esta com a bola, joga ela para o campo contrário tentando atingir(“queimar”) o adversário, caso consiga sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no “cemitério”, espaço posterior à linha de fundo.




Navegue:
9 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *