Inflação e seu impacto na economia

|

Neste artigo trazemos informações a respeito do que é a inflação e os problemas que ela acaba trazendo para a economia de um país todo.


Com certeza absoluta você já ouviu ou leu alguma notícia comentando sobre o índice de inflação, ou que a inflação no mês passado subiu cerca de “x” pontos percentuais, no entanto, muitas pessoas não sabem o que a inflação, e o qual o impacto dela na economia, e o principal, no seu bolso e no seu salário no final do mês.

Por isso, os governos estão sempre atentos aos índices de inflação, e tentam sempre que possível controla-lo de alguma forma, geralmente adotando medidas para conter o seu avanço, e deixa-la dentro da meta estipulada.

Qual o impacto de uma inflação alta?

Grafico da inflaçãoQuando a inflação cresce, quer dizer que o dinheiro(papel moeda) que você possui vale menos, para exemplificar e você poder entender melhor, se com 10 reais mês passado você comprava 10 kg de feijão por exemplo, neste mês com os mesmos 10 reais você consegue comprar somente 9kg.

Neste exemplo fictício, vemos que seu poder de compra caiu cerca de 10%, por isso quando existe alta da inflação quer dizer que os preços dos produtos e serviços subiram, e consequentemente você vai precisar de mais dinheiro para conseguir comprar aquele produto ou serviço.

E se esse processo de alta dos preços, não for contido, corre-se o risco da economia acabar entrando em uma hiperinflação, onde o preço dos produtos e serviços sobem de forma muito alta, podendo dobrar de valor em pouco tempo, levando assim a economia de uma país a ruína.

Em resumo, o aumento da inflação corroe o salário e poder aquisitivo do trabalhador!

E para comprovar a inflação, de maneira bastante prática e simples, basta ir ao mercado, onde a cada mês você percebe que com o mesmo valor que utilizava nas compras meses atrás não é mais o suficiente para comprar os mesmos itens hoje.

Por isso é sempre importante a equipe economia de um país manter e controlar a inflação a níveis desejáveis, para que não ocorram distorções.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura de dois artigo que existem na Wikipédia, o primeiro é sobre a inflação, e outro conta um pouco mais a respeito da hiperinflação, suas causas e consequências.

Boa leitura e bons estudos!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *