Influência da tv na vida das pessoas e no consumo

|

Cada vez mais a tv possui forte influência na vida das pessoas, principalmente nas relações de consumo.


Algum tempo tenho percebido que o merchandising, de produtos e serviços é cada vez maior na TV, seja em programas de auditório, de notícias, esportes, e principalmente nas novelas.

Em alguns caso o merchandising, toma grande parte de um programa, isso leva a crer que as pessoas consomem estes produtos e serviços, devido a grande avalanche de publicidade que recebem na tv.
Tv aberta
Afinal a tv é um item que esta presente em praticamente todas as casas, do interior as grandes cidades, da mansão ao barraco da favela.

E muitas vezes este é o unico meio de informação para muitas pessoas, e sem outras referências de informação, outros pontos de vistas, etc, acabam assimilando o que assistem na tv como verdade unica, principalmente pelas pessoas com baixo grau de escolaridade, que não tem oportunidade de conhecer um ponto de vista diferente.

Mas voltando a questão do merchandising, lembro que alguns dias atrás em uma loja de eletrônicos, chegou uma senhora querendo comprar uma câmera digital, ela não sabia nem a marca, nem as características do produto, somente comentou que queria “aquela” câmera que aparece no “tal programa”, porque “fulano”(apresentador), disse que é uma das melhores atualmente.

Este relato acima, mostra que realmente a influência da TV na vida das pessoas é enorme, que influência ainda nas decisões de consumo de muitas pessoas, que como essa senhora, nem sabia ao certo o que estava comprando, mas estava comprando porque viu o produto em determinado programa.

Mas claro, o merchandising na TV sempre vai existir, as pessoas gostando ou não, o importante neste caso é sempre buscar outras fontes de informações sobre produtos e serviços, como conhecidos que já possuem ou compraram e na internet, que um local bom para saber a opinião de outros consumidores.

E você amigo(a) leitor(a), o que acha do assunto? E a tv, influência a sua vida também?



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *