IR 2013-Em processamento imposto de renda

Saiba o que quer dizer a mensagem “Em processamento” encontrado na tela de imposto de renda na Internet, no site da Receita Federal.

Quem tem obrigatoriedade em declarar imposto de renda, sabe que a Receita Federal disponibiliza em seu site a possibilidade de consultar a situação da sua declaração de imposto de renda, a chamada pesquisa de situação fiscal.

O que facilita a vida dos contribuintes, pois com essa pesquisa, é possível saber qual a situação atual da sua declaração de Imposto de Renda, se possui pendências, enfim.

E como em uma declaração que fiz em 2011, mesmo após quase 2 meses do envio dela, a situação da minha declaração continuava “em processamento”, a principio fiquei um pouco apreensivo, afinal nas declarações dos anos anteriores a situação mudou para “processada” em poucos dias.
imposto de renda 2011

E para tirar a dúvida conversei com o meu contador a respeito da minha declaração de IRPF ainda estar em processamento, então ele explicou, que no caso de imposto a restituir a declaração ficará em processamento até a restituição ser paga.

Sendo assim, caso o amigo leitor tenha restituição no seu imposto de renda 2013, a sua declaração ficará em processamento, por isso não existe motivos com que se preocupar neste sentido.

Explicação em vídeo a respeito da declaração em processamento


Mas de qualquer forma é sempre importante estar consultando a situação do seu IR, no site da Receita Federal, pois caso exista pendências você será informado nesta página e poderá corrigir e retificar a sua declaração.


Navegue:
25 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *